8 de setembro de 2013

Projeto lenços que curam

Hoje faço uma postagem diferente, mas é por uma causa que está muito próxima de meu coração. Em 2002 eu fui diagnosticada com câncer no seio, há 5 anos um de meus irmãos, Ronaldo, faleceu em decorrência de um câncer no cérebro, e no último abril, quando eu estava passeando no Brasil, uma de minhas irmãs, Maria Olímpia, foi também diagnosticada com câncer.

Por isso fiquei imensamente tocada pela atitude da Tina, pois algo que eu percebo vivendo há 18 anos nos Estados Unidos, é que no Brasil, mais hoje do que nunca, copia-se muito daqui, mas infelizmente não se copia, ou se inspira no que esse país tem de melhor para oferecer. E uma das melhores características da sociedade americana é o sentimento de comunidade e responsabilidade de uns pelos outros. Ser voluntário por uma causa a serviço do outro é uma atitude enrraigada na sociedade americana. Eu vivenciei essa experiência enquanto estava em tratamento, principalmente através de duas associações que estiveram o tempo todo ao meu lado - American Cancer Society e Ann's Place, e através  de voluntários que me buscavam em casa para me levar para o hospital para as minhas sessões de quimoterapia, e permaneciam lá por duas horas me esperando para me levar de volta pra casa. Pessoas que nunca encontrei mas que se dispuseram a receber telefonemas meus a qualquer hora do dia e da noite para conversar comigo, me dando coragem para enfrentar com otimismo aqueles dias difíceis, coragem para enfrentar mudanças não desejadas.

Coincidentemente, duas mulheres, Tina e Vânia Lúcia, fizeram postagens no mesmo dia falando de pessoas que inspiram a gente, pessoas que fazem a diferença para contribuir para um mundo mais justo e mais solidário, e através desse mundo dos blogs essas duas mulheres se conectaram, e a baianinha Tina, inteligente e sensível que é, acordou um dia com a atitude digna de uma guerreira do bem - "arrecadar lenços para levar para pessoas com câncer e para um asilo, para enfeitar e dar cor a aparência e ao interior de pessoas que passam uma situação difícil ou vivem em situação difícil. Além do enfeite, a ideia é adoçar nem que seja um dia na vida de alguém, elevar a autoestima, levar carinho e atenção."



Tina precisa receber os lenços até o dia 5 de outubro, "dia de São Benedito (santo negro, escravo, curandeiro, humilde), data escolhida para benditas e fartas serem as doações e efeito em quem receber os lenços".

E aí, vamos participar, e ajudar? Vamos fazer a nossa parte para um mundo mais solidário, mais justo, vamos disseminar "atitudes positivas, cooperação, carinho e alegria", e você pode ter certeza que essa atitude vai fazer muito bem a você mesma, pois um dos melhores sentimentos que um ser humano pode sentir nessa Vida é quando ajuda desinteressadamente outras pessoas. Quem sabe você vai se sentir tão inspirada pela ideia de fazer a diferença nesse mundo e vai iniciar um projeto de voluntariado em sua própria comunidade? This would be so cool! - como diriam os americanos.

O logo do projeto, muito fofo por sinal, foi criado pela doce e eclética Calíope, para conhecer sobre sua arte digital visite seu site Cali Criativa

18 comments:

Vania Lucia disse...

Regina, em primeiro lugar gostei muito de saber da atitude solidária das americanas, infelizmente o que fica para nós é que os americanos em geral são fechados em si mesmos e muito pouco solidários. Que bom que eu estava enganada.
Em segundo lugar achei muito bacana sua atitude compartilhando e incentivando esta iniciativa da Tina.
É isso, pequenas atitudes trazem grandes resultados.
Parabéns
Bjs
vania

✿ chica disse...

Uma campanha maravilhosa e tomara bastante pessoas acompanhem e contribuam! beijos,chica

Susi disse...

Regina, você é realmente uma grande mulher. Brava!!
Eu já tinha uma grande admiração por vocē e agora ficou ainda muito maior.
Beijo

Mariacininha disse...

Há quanto tempo não falo com você! Que vergonha! Para mim você é sempre será a minha primeira amiga virtual e que se materializou como grande amiga mesmo que ainda não tenha te dado um grande abraço como eu desejo. Já sabia da doença da Maria Olímpia. Como ela está? Gostaria de saber dela.Entre noticias não agradáveis e histórias de gente que se supera e de gente solidaria a vida se escreve, a nossa história se escreve. E falando em história, lancei um livro artesanal agora no final de agosto. Ficou muito bonito foi um tiragem super pequena, mas eu guardei um,pra você, e preciso do seu endereço para envia-lo. Por falta de tempo, por uma correria enorme me afastei do blog e das minhas amigas, mas cresci neste tempo, tenho um estúdio, no dia da primavera vai ao ar o meu site etc. Mas nunca em momento algum deixei de reconhecer que devo muito, muito e muito a você que sempre mostrou mesmo trabalhos com muito carinhos. Obrigada Regina espero o seu endereço, me manda por email, gostaria de envia-lo na quinta feira próxima.Um beijo da amiga Mariacininha.

Tina Bau Couto disse...

Primeiramente, meu agradecimento pela divulgação e o carinho de sempre.

Eu concordo com o que você disse quanto a copiarmos só o que é glamouroso, modinhas e afins. Devíamos imitar essa solidariedade, esse trabalho não só teórico, mas prático, efetivo das pessoas ai para o bem comum, por causas sociais, em acidentes, em dias patrióticos e dias comuns.
Devíamos parar para ouvir histórias de vida por aqui e não fazemos isso, como bem ilustrou um instrutor de um curso que meu marido está fazendo e chegou em casa comentando comigo.
Histórias de empresários, de empresas, de pessoas comuns, de superação, de conquistas, de problemas, seja em documentários, depoimentos em espaços religiosas, em programas de tv ou reuniões da comunidade que se fazem habitualmente para confraternizar e para agir, além do que o governo faça, além do que seja preciso ser feito.

Que eu consiga arrecadar muitos lenços e muitas pessoas tenha um dia feliz, se curem, partam com doçura no coração, se inspirem, se contagiem em ajudar, em mudar o mundo, nem que seja por um dia, um pouquinho e assim se fazer uma corrente do bem.

Beijos!

Caroline disse...

Re, tudo bem?

Estava sumida mas voltei!
Que iniciativa mais linda, tenho um montão de lenços e já estou separando uns para enviar.

Um beijo,
Carol

Solange Honorato disse...

Regina, isso é lindo! Grande iniciativa. Parabéns!!!

Luiza Mallmann disse...

Mocinha querida,

esta é uma iniciativa linda e que deve ser divulgada e replicada! Já não é fácil passar por esta doença e seus efeitos colaterais minam nossa auto estima e vontade de viver! A mão amiga q se estende para ajudar, enfeitar, alegrar os dias difíceis é sempre bem vinda!

Um beijo e muita força, sempre, pra ti e pra tua família!!

Com carinho,

Luiza Mallmann

Angélica D disse...

Hola Regina mi amiga , primeramente usted es una gran mujer por pertenecer a esa hermosa causa contra el cáncer,,,la conciencia y cultura debemos todos los países imitar a la sociedad americana

Gaby Soncini disse...

Que projeto mais lindo *__*
Com certeza vou participar.

E que prazer conhecer um blog tão iluminado!

Beijos!

yaraguim disse...

Regina fiquei muito feliz em saber que você passou por tudo que passou com apoio, com ombros de pessoas solidárias graças a Deus..neste mês também passamos por um susto pq a minha outra irmã foi diagnosticada com câncer e submeteu a uma cirurgia retirando a mama e vai precisar de sessões de quimioterapia e radio,mas Deus derramou graça na vida dela e o câncer não foi para o sangue que era o que os médicos temiam..

Vou comprar um lenço bem lindo para ela se sentir linda :)

amei seu post,bjs no coração

Moro em um Kinder Ovo disse...

O projeto da Tina é lindo e a gente sabe que as pessoas que estão lutando contra a doença precisam de todo amor e gesto de carinho possível.

Bel disse...

Regina, estarei compartilhando o link no Felicidade Craft e amanha mesmo estarei enviando os lenços pelo correio.
Um beijo, Bel .

simplesmentefascinante disse...

Bom dia, Regina
aqui:9:53 manhã de terça com sol e céu azul.
Também já tive minha cota dessa enfermidade com pessoas queridas.
Lembro quando pegamos a máquina e rapamos a cabeça de uma dessas pessoas:o momento foi envolto em muita brincadeira mas tenho certeza que dentro seu coração chorava.
Parabéns a Tina pela iniciativa.
bjão e um ótimo dia.
Mari

Patrícia Gonçalves disse...

Que projeto lindo. Obrigada por compartilhar, pois ainda não conhecia.
Vou nos links conhecer . Parabéns por nos dar oportunidade de conhecer esse projeto, ajudar e quem sabe disseminá-lo.

bjs e uma linda tarde
Paty

Artes da Vovó Mada 2013 Brasil disse...

Como dizem...se cada um fizesse um pouco muito seria.... Deus te abençoe, vou participar bjs.

Angela disse...

I am also a warrior against cancer. I had thyroid cancer 25 years ago. E muita verdade isso, aqui na sociedade Americana eles fazem coisas incriveis pra ajudar as pessoas. Ja vi isso e muito. Nao sei se os novos immigrants a essa terra vao continuar com essa linda tradicao. Essa idea do lenco e muito bonita.
Um beijo pra voce Regina!
(Desculpa, meu teclado nao escreve os acentos em Portugues.)

Nina Dias disse...

O ser humano tem dois lados e sempre vale a pena dar ênfase ao lado bom que todos temos! Linda campanha! bjs

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥