13 de setembro de 2013

Despedindo do verão {A weekend in Cape Cod}

O verão terminou oficialmente no feriado de Labor Day - celebrado sempre na 1a. segunda-feira do mes de setembro, e tivemos a sorte de celebrá-lo na praia. Fomos para Cape Cod, para a casa de praia de uma amiga. 
Não tirei muitas fotos pois o final de semana foi um tanto quanto nublado, e além do mais era uma turma muito legal e foi mais divertido curtir os amigos do que fotografar.
Mesmo sem muito sol a praia estava lotada, tirei algumas fotos, mas como os amigos não curtiram a idéia de ver suas fotos no blog só mostro as fotos das gaivotas.

Enquanto eu estava na praia, marido foi pescar em alto mar. Não pescou nada dessa vez, mas adora ver o sol nascer no mar, ver as baleias e golfinhos, e tudo de lindo que tem por lá - momentos mágicos, segundo ele. Nos finais de tarde caminhamos pela vizinhança. Orleans, a cidade em que ficamos, é uma cidade típica do interior da Nova Englaterra. Cidade tranquila, onde as pessoas mostram o respeito que têm por seu país e sua história. 

Placas nas casas orgulhosamente preservam e celebram a história do lugar. Infelizmente a cada vez que vou a Lavras eu me sinto indignada, pois a cidade em que cresci está totalmente descaracterizada em nome de um progresso desumano e uma especulação absurda. Eu particularmente acredito que não cabe somente ao governo preservar o patrimônio histórico e cultural de um país, mas acho que é responsabilidade de cada um e de todos os seus cidadãos. 
Sabe que há cidades aqui que não permitem (através do voto popular em assembleias) a criação de lojas de franchising em suas cidades, tentando com isso preservar as empresas familiares e pequenas? Têm até cidades que não permitem a venda de bebidas alcoólicas, mas isso é assunto para um outro dia... 

Casa construída em 1700.

Calçada em frente a uma casa na cidade de Provincetown.

E com essas poucas fotos eu desejo a vocês um final de semana muito especial. 

Se estiver interessada em ver mais fotos de Cape Cod siga esse link.

20 comments:

Rosangela disse...

Oi, Rê

Vendo essas fotos tive a impressão de já ter visto essas casas em filmes. rsrs

Passear faz bem a alma.

Um lindo fim de semana.

Bjs *.*

✿ chica disse...

Adorei ver tuas lindas fotos nesse feriado, despedida de verão! Foi bem aproveitado! beijos,lindo fds! chica

Malu Silva disse...

Que venha a PRIMAVERA com todas suas cores e aromas!!! Um lindo dia!!!

Moro em um Kinder Ovo disse...

Lugares lindos e eu amo ver este respeito à história e à cultura do lugar. Infelizmente não é somente a sua cidade que não respeita o passado.

Angela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza Mallmann disse...

Oi menina... vcs se despedindo do verão e a gente, do inverno. Assim como eu quero mais inverno, vc deve estar pedindo mais verão, né? hehehe! Já estamos com dias bem quentes aqui e eu não estou gostando nadinha disso!

A descaracterização das cidades se deve à falta de laços com a terra, laços com a história. Infelizmente aqui no Brasil estuda-se pouco sobre nossa história. Lembro, qdo pequena, que a semana de 7 de setembro era sagrada, um evento, com desfile das escolas, com suas bandas, celembrando o dia da Pátria. Acho q entre os estados brasileiros, o RS é um dos que preserva mais sua história, celebra e valoriza a cultura entre os seus. Por alguns, somos vistos como fanáticos. Mas pra mim, essa história, essa terra tem um valor inestimável. E em qualquer cidade do estado me sinto acolhida e em casa. Falta esse patriotismo no brasileiro, q desvaloriza o que é seu em troca do q vem do estrangeiro. Não acho q devamos fechar as portas pro mundo, mas temos de aprender a valorizar mais a nossa cultura e nossa tradição. A arquitetura, em todas as épocas, revelam muito da vida e da origem de um povo. Há espaço para o novo onde tb há para memória. Um povo sem passado é um povo sem memória, sua história se apaga com o vento.

Beijos e um excelente fim de semana!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com.br

Joana disse...

Não é sem razão de gostam de mostrar suas belas e bem cuidadas casas e seus jardins, por aí podem fazer isso. Por aqui em qual cidade é possível ter uma casa assim exposta? Quem ainda teima em viver em uma casa por aqui é escondido atras de um muro mais alto que as paredes, com cerca elétrica, circuito de câmeras e tudo que pode. Ainda assim é perigoso. Infelizmente. Obrigado por nos presentear com essas imagens. Bjs

Hilsa Camargo disse...

Lindas imagens.. adorei as com flores e o jardinzinho :)

Beijocas.

www.vidabonita.com.br

Regina disse...

Fotos lindas!!!
Aqui no Brasil a primavera está chegando,os dias ja estão ensolarados e as flores começam a aparecer!!
beijos e um lindo fim de semana!!

Coisas de Andrea disse...

Nossa Regina que lugar lindo e vendo aquele pássaro me passou uma tranquilidade a que eu tanto preciso nesses ultimos dias.Beijos bom final de semana.

Jussara Neves Rezende disse...

Pelas casas do lugar dá para imaginar o quanto a cidade é encantadora!
O que vc sente em relação a Lavras, sinto em relação a Machado. Tudo o que aqui fazem em nome de progresso e melhoria, apenas descaracteriza cada vez mais o lugar. Estão começando a lotear as montanhas... vou-me embora daqui... :/

Mona Gouvea disse...

Passei aqui e lavei minha alma,obrigada por nos mostrar coisas tão lindas.bjo,e ótimo fim de semana.

Fê Dutra disse...

Regina, fim de semana bom é assim, mesmo.
Admiro muito seu olhar apurado para as coisas. É bom demais conhecer esses lugares sob a ótica de uma pessoa, tão sensível quanto você.

Quanto a obs que fez no meu post é verdade. sessenta dias. Só querendo muito...

Um beijo grande.

IsaMaria disse...

LINDAS FOTOS REGINA. FIQUEI A CONHECER UM POUCO MAIS DO QUE SE PASSA FORA DO MEU PAÍS. BEIJINHO.

Amara Mourige disse...

Regina, que lugar encantador! Adorei as fotos!Deu vontade de conhecer!
Beijos
Amara

Angela disse...

Belas fotos, ótimo texto.
Adorei.
Bom começo de semana!

Maria Célia disse...

Ei Regina
Que encanto de cidade, fiquei apaixonada, já vi estas casas em vários filmes.
Beijo

Angela disse...

Tudo esta muito lindo, limpo, organizado. Muito obrigada por compartilhar.

Pri disse...

Que atitude bacana.
O franchising é às vezes muito complicado mesmo. Eu procuro sempre comprar presentes de pequenos negócios por aqui, como flores da floricultura e não da super loja de material de construção que vende tudo, mas uma atitude como essa é muito louvável.
Por aqui também há casinhas centenárias. Achei lindo isso.
Temos tanto a aprender, né, Regina?
Um beijo. Lindo post.

Patrícia Gonçalves disse...

Oi Regina
A primavera chegou por aqui e o inverno foi embora ^^.
Adoro mudanças de estação. Linda essa imagem que postou.
Amei as casas e o lugar . Nossa muito inspirador e agradável.

bjs
Paty

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥