3 de agosto de 2013

Doce mistura {Easy & delicious Brazilian dessert}

Um dia desses através do Pinterest eu achei uma receita que me chamou a atenção - bombom aberto. Eu adoro bombons e sempre admirei quem faz, mas nunca achei que eu seria capaz de fazer. Como fazer bombom de uva e coco (meu preferido), já pensou? Fazer o docinho de coco, colocar a uva dentro e depois cobrir com chocolate, que loucura! Sou cozinheira e doceira de final de semana, não tenho a paciência e a habilidade necessárias. A receita que eu vi usava morangos mas eu decidi usar uvas achando que estava sendo muito original. Ledo engano, parece que eu fui a última a saber que qualquer um é capaz de fazer bombom de uva - aberto, é claro. 

Achei várias receitas na net, tirei umas idéias daqui outras dali e acabei acabei fazendo dessa maneira: 

Ingredientes:
 +/- um kilo de uva sem caroço (a quantidade vai depender do tamanho da uva)
♥ 10 colheres (sopa) de coco ralado sem açúcar
 2 latas de leite condensado
 2 colheres (sopa) de manteiga
 1 lata de creme de leite sem soro
 170g de chocolate meio amargo (se gostar de docinho bem docinho, use o chocolate ao leite)

- Lave as uvas, corte ao meio e reserve, deixando algumas inteiras para enfeitar. Misture o leite condensado, a manteiga e o coco ralado e leve ao fogo baixo mexendo sempre até a mistura começar a se desgrudar do fundo da panela. Passe essa mistura para uma travessa e quando esfriar coloque as uvas delicadamente sobre ela.
- Para fazer a cobertura  misture o creme de leite e o chocolate e leve ao fogo baixo até o chocolate derreter e ficar uma mistura bem cremosa. Espere ficar morno para colocar sobre as uvas. Nessa etapa eu tive um pequeno desafio. Quando colocava o chocolate sobre as uvas elas saiam do lugar, então usei um truque, toda cozinheira que se preza tem um truque para as emergências, e o meu truque foi usar o meu dedo no lugar da espátula para espalhar delicadamente a cobertura sobre as uvas. Depois é só colocar na geladeira por algumas horas e se deliciar com tanta gostosura.



HOW TO MAKE BOMBOM ABERTO DE UVA & COCO - BRAZILIAN GRAPE & COCONUT "OPENED" TRUFFLE
This is a new version of a Brazilian recipe called bombom. Bombons are like truffles, but bombons' filling are always mixed with condensend milk.  In this version, equally delicious, we spare time and skills as we do not shape it into balls, reason it is called opened (aberto) bombom.

Ingredients:
♥ about 1 bunch of seedless grapes, washed and dried well, and sliced in half  (leave some whole to garnish)
♥ 10 spoons (soup) of unsweetened shredded coconut
♥ 2 cans of condensed milk
♥ 2 spoons (soup) of butter
♥ 300g heavy cream 
♥ 170g semisweet chocolate chips

Mix the condensed milk, butter and coconut in a medium saucepan over low heat stirring constantly - when the bottom of the pan starts showing and the mixture is thicker remove from heat and pour it in a dish. When this mixture cools off place the grapes gently over the top. For the ganache combine chocolate and heavy cream in a small saucepan over low heat, stirring until the mixture is smooth and creamy. Once it is cooled off a little, not completely, use a spatula to pour it very gently over the grapes. Refrigerate for a couple of hours before enjoying this easy and delicious dessert.

26 comments:

Mª Fátima disse...

Noooossa! Estou aqui salivando rs... Delícia total esse bombom aberto.
Bjs

M de Maria Ateliê disse...

Oi Regina,
A minha irmã faz um 'bombom de uva',mas não sei se é esse.
Também tem o leite condensado, o chocolate, aberto assim. Só não coloca o coco, pois ele já fica muito doce.
Mas é delicioso, vou mostrar a receita para ela!
bjs,ótimo finde

Decora Adora disse...

Muhh Regina tratare de hacer ese postre ,, a mis niños les encanta el coco rallado
Catiños

✿ chica disse...

Delícia esse bombom aberto. Fácil e saboroso!Tentador! beijos,chica

Moro em um Kinder Ovo disse...

Socorro! Parece delicioso e se eu comer vou ter que pedir aos santos que me lucrem das dobras na cintura.

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Oi Regina, vim te desejar um ótimo final de semana.

Quanto ao bombom aberto ... só vou opinar após provar rsrsrs


Beijos


Audeni

Malú Holzmüller disse...

Regina que post mais que delicioso,rsrsrsrsr...Bjs e um doce final de semana.
Malú.

Flores aos molhos disse...

Que bela receita, tenho de experimentar!

Marcia[madamexereta] disse...

Bombom aberto aqui em casa é sucesso garantido!
Faço sempre...com morangos,mas agora deu vontade de experimentar com uvas,que delícia deve ser!
Beijo e bom final de semana!

Maria Célia disse...

Ei Regina
Que delícia este bombom aberto, o visual é incrível, show demais.
Beijo

Marta disse...

hummm....deu até água na boca.....simples e pelo jeito bem saboroso....



!!!!beijokas!!!!


.

Angela disse...

So pretty. Looks good and thanks for the recipe. Have a great week!

Marilene disse...

Bom dia, Regina
aqui:7:42 manhã de segunda com sol,céu azul e ventinho.
hummmm....salivei.
E eu não tenho jeito e nem paciência pra bombons.
mas esse é bem mais fácil hem?
adorei.Já estou levando a receita.
bjão e um excelente dia
mari

Camila Faria disse...

Nossa, deve ser delicioso! Fiquei com água na boca!

Adriana disse...

PARECE DELICIOSO!! HUM...
BJS

Teresa Aparecida de Aquino Soranso disse...

Menina, fiquei com água na boca! Que coisa mais deliciosa! Pena eu ser péssima cozinheira, embora isso não pareça difícil. Rsrsrsrsrs, sou assim mesmo, muito agitada e cheia de energia, adoro fazer um monte de coisas diferentes pra não me enjoar. Minha avó dizia que eu parecia bombril, mil e uma utilidades (lembra da propaganda?), rsrsrrs
É que quero fazer de tudo, meu dia precisava ser maior, rsrsrsr
Bjs e que sua semana seja iluminada e muito doce!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Mas que delícia! Uva verde e coco juntos...adoro e vou anotar já!
Adorei o post!
Beijos Regina!
CamomilaRosa

Olinda disse...

Oi Regina,
Nunca me aventurei na área dos bombons, mas esta receita... Deu vontade de fazer, e vai ser logo, logo!
Obrigada por compartilhar essa delícia!
Abração,
Olinda.

Angela Cristina disse...

A sensação de sentir o doce com o azedinho da uva misturados deve ser hummmmm!! Demais...
Com certeza será provada e aprovada.

obs(estou com saudades de vc aqui)
Beijocas minha flor!!
melissa e alecrim

Rosa Paula disse...

Parece tãaao bom!!! E parece bem fácil também! Acho que até eu que não levo jeito para a coisa consigo!
Obrigada por seu comentário lá no blog! Acho importante a valorização da nossa língua. Nos últimos anos tenho percebido um movimento nessa direção. Os novos empreendimentos no Brasil (lojas, restaurantes) têm buscado nomes nacionais, até mesmo regionais, em vez de estrangeirismos. Legal, né?
Tenha uma ótima quarta!
Rosa
Le Paquet

yaraguim disse...

Que combinação deliciosa hummmm...

obrigada por sua visita Regina espero que esteja bem,sobre a minha irmã astronauta "Mª Antônia" ela tem Alzheimer a nove anos talvez mais ou menos :)

Podemos dizer que Deus tem nos mostrado a sua graça através da vida dela...
bjs,

Vania Lucia disse...

Hummm... Isso deve ficar muito bom!
Vou fazer no dia dos pais, rss...
Obrigada pela dica.
bjs
Vania

Tina Bau Couto disse...

Gamei e babei :)
Vou anotar.

Adorei sua passagem por lá e amanhã por sua causa o post programado foi substituído, passa lá.

Beijos e meu carinho

Lorena Viana, disse...

Regina esses dias que estou em casa 24h, ando visitando a cozinha com frequência, assim que tenho intervalo, vou inventar. Sou mais doceira, ahahha!
Vou anotar, amo receitas que envolve uvas.

Beijo enorme!
Lorena Viana

Jussara Neves Rezende disse...

Esse seu pratinho é uma lindeza, Regina, mas esse bombom aberto tb não fica atrás... rs.
Abraço!

Patrícia Gonçalves disse...

Oi Regina
Nossa que lindo prato, parece delicioso. Sou fã de sobremesas com frutas. Vou anotar essa!

bjs
Paty

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥