7 de fevereiro de 2013

Lenços dos Namorados ♥ Portuguese folk art

Eu nunca tinha ouvido falar deles, até que visitando um espaço portugues encontrei esse lindo lencinho bordado, e o título da postagem era Lenços dos Namorados. Curiosa, comecei a ler o texto:
"...em certas regiões do norte de Portugal, era “obrigatório” a rapariga apaixonada oferecer um lenço ao namorado. Lenço bordado por ela, com uma quadra da sua autoria. Se bordava com erros ortográficos, isso era pormenor insignificante, o que contava - e conta - são os sentimentos."  O Leme

Coração por coração
                                         Amor num troques o meu
Olha que o meu coração
Sempre foi lial ó teu

Lindo lenço bordado por Sonia Franco / Enleio de Cores

Lencinhos bordados com um colorido alegre e quadras de amor ingênuas e repletas de ternura - uma arte popular portuguesa cuja origem remonta os séculos XVII e XVIII mas que adaptada ao mundo moderno continua inspirando as mulheres.

Projeto criado por Juliana Pinto da Costa - Convite de Casamento inspirado nos Lenços dos Namorados. 
Por sugestão de sua mãe, Bel, do blog Flores e Firulas, decidiu presentear suas amigas com Lenços dos Namorados como lembrancinhas de seu casamento.


31 comments:

Camila Schone disse...

Ain q lindos.. to cheia de ideias para o dia dos namorados.. é de alegrar o coração hehe

Tina Bau Couto disse...

Estou enamorada e mandando uma imagem dessa para meu marido e providenciarei um para o dia dos namorados :)
Obrigada por compartilha essa lindeza com agente \o/

KINHA disse...

Olá Regina

Também não sabia sobre eles.
Em uma postagem sobre a Disney, vc colocou uma foto " love u", lembra? No próximo domingo, kinho e eu completaremos 40 anos de união e eu gostaria de sua autorização, para postar a foto, com crédito é claro. A foto é para o post especial que farei. Aguardo a sua esposta.
Uma ótima 5º feira para vc...

AMIGA da MODA by Kinha

Carol Guezdan disse...

Oi Regina,que encantadora declaração!!tão delicada e apaixonante.para guardar para o resto da vida.
beijos enormes querida.

Maria Célia disse...

Oi Regina
Muito fofos os lencinhos, algo pra se guardar com muito carinho.
Beijo

Malu Silva disse...

Delicadíssimos e cheios de ternura... Acho tão belo ter um lenço sempre à mão...
Um grande abraço!!!

Déborah Belmiro disse...

Que lindo!!
Adorei esse ar retrô!

Beijos... até mais!
cantinhodadeborah.blogspot.com

Rosana Sperotto disse...

Que preciosa tradição, Regina!! Fiquei realmente en-can-ta-da! Gostaria de mostrar o post no Facebook, se me permitires, é claro. Beijo!

simplesmente....fascinante disse...

Olá Regina,
aqui: 12:56 tarde de quinta com chuva.
Sempre que acho compro a revista: Artes e Ideias que é portuguesa, e numa delas vi uma reportagem a respeito desses lencinhos, achei interessante e curioso.E como você achei que merecia um post falando desse romantismo ingenuo.São simplesmente uma lindeza, e a ideia da Bel é muito boa também.
Bjão e uma ótima sexta.
mari

Francine Borges - Ana Carolina Borges disse...

Nossa que lindo, uma fofura e super romântico hehe...ótima quinta pra você querida...beijinho

Francine

Moro em um Kinder Ovo disse...

Que lindos que são. E uma lembrancinha de casamento original. (O frio já está mais ameno?)

✿ chica disse...

Acho lindos e conheci ano passado! beijos,chica

Patricia Leite!! disse...

Saudades de vc Regina! Vc ta bem? Amei os lençinhos,super delicados,vou mostrar minha mãe pra ela fazer pra mim...
bjos

Daniela de Paula disse...

que delicadeza, que amor em pontinhos...adorei!

bella lullo disse...

Sono bellissimi, con le parole colorate ricamate con tanto ingenuo amore!
Baci
Bellalullo

Filomena Crochet disse...

Cara amiga,
o Lenço dos Namorados é uma tradição portuguesa que foi resgatada e que por cá faz muito sucesso...há inclusive louça com os motivos dos Lenços dos Namorados.....lindíssima...
Já mostrei no meu blog....


abraços de Maria Filomena

M de Maria Ateliê disse...

Oi Regina!
Que lindo, não conhecia.
Delicados demais!
Os detalhes do casamento da Bel são lindos, arrasou em todas as escolhas!
bjs

Patrícia Gonçalves disse...

Que lindo projeto!
E ótima idéia de lembrancinha...puxa um charme mesmo!

bjs
Paty

∂αѕ disse...

Obrigada pela visita, Regina!
Casa de Retalhos é um show... amei!

Seja também bem-vinda ao Das... sempre!!
Beijão,
Dani

Ivani disse...

Regina, que idéia maravilhosa essa de presentear os convidados de casamento com lencinhos bordados!
fiquei encantada com a elegãncia e o bom gosto.
e os convites também, deliciosos!
adorei essa sua postagem, gosto demais de tudo o que me leva a Portugal, terra dos pais de meu falecido marido.
e dariam também belos quadrinhos de parede, para colocar em série, num corredor talves?
lindos!
beijos querida, bom fim de semana.
(parece-me que o frio por aí vai ser terrível nesse fim de semana, cuide-se).

Carla Maciel disse...

Não conhecia essa tradição e achei lindo demais Regina!!!
Grande abraço!!!
www.arquitrecos.com

Daiane Oliveira disse...

Que grsça essa tradição, também não conhecia muito fofo e romântico
bjussssssssssssssss!!!!!!!!

Pri disse...

Que lindo, Regina.
Que tradição linda. Eu não conhecia.
Menina, que achado precioso.
Vou mostrar pra minha mãe, que ama Portugal. Adorei esse post.
Muito romântico, né? Amei! ♥
Bom carnaval ou bom feriado. :)

Jussara Neves Rezende disse...

Regina, eu já conhecia os encantadores lenços dos namorados, mas essa adaptação para convite de casamento ainda não havia visto... Que coisa linda ficou!
Abraço,
Jussara

Do lixo..pro luxo..claudia. disse...

Nao falei q voltava.rs que lindos esses lenços que coisa mais romantica e diferente para se presentear, linda ideia amei..!! bj claudia

Caroline disse...

Re morri de amores pelos lenços, quero dar um para o maridoco agora!
E o capricho nos detalhes, ai que a gente vê que a felicidade a gente encontra nas coisas mais simples!
Super obrigada pelo carinho lá no bloguito, muito querida vc!
Um super beijo!
Carol

Ana Santos disse...

Eu adoro... :)
Bom fim-de-semana <3

Bel disse...

Por ser uma sugestão pouco comum de lembrancinha, as convidadas ficaram surpresas encantadas.
Muito lindo este convite!
Bom carnaval!

Cris e Nai disse...

Não conhecia esta tradição Regina, os lenços são lindos demais, adoro bordados a mão livre. Espero esteja tudo bem contigo logo chegará a primavera por aí e então tudo ficará novamente lindo e colorido.
Regina servidão aqui costuma-se dizer quando há uma pequena rua, muitas vezes sem saída que saem de uma rua principal, espero ter sido esclarecido.Bjs!!!

Marlene Rodrigues disse...

Eu adoro os lanços dos namorados.
São muito tradicionais na minha terra, Braga (norte de Portugal).
Muito obrigada pela partilha e divulgação!
Beijos e boa semana!
Marlene

♥ Isabela ♥ disse...

These little pieces are very beautiful; I feel like doing some embroidering lately, I have just bought new colours thread thinking about it. I just need to decide the pattern. We’ll see if I found time (and enthusiasm!)

XXX

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥