16 de agosto de 2012

Bolo de ricota, limão e amêndoa {Ricotta, Lemon & Almond Cake}

Nunca pensei que fosse gostar de fazer bolos, mas estou curtindo muito. Dessa vez me aventurei a experimentar uma receita da Léia. Escolhi o Bolo de Ricota, Limão e Amêndoa. O visual do meu bolo não ficou igual ao dela - clarinho e bonito, e eu acho que errei na farinha pois o bolo ficou meio duro, mas meu marido gostou muito e eu também. Tive uma certa dificuldade em descobrir o que seria uma chávena. Nem o google me ajudou a descobrir. Na dúvida coloquei uma xícara de chá. Definitivamente é uma receita que eu vou fazer novamente, dessa vez prestando mais atenção na quantidade dos ingredientes.














Por sugestão da Léia, servi o bolo com morangos frescos e uma geléia de morangos e vinagre balsâmico. Eu não estava acreditando nessa mistura não, mas digo uma coisa, a geléia ficou saborosíssima, e é super fácil de fazer.  Assim como o bolo que fiz, a geléia não ficou bonita, vermelhinha como a da Léia, mas eu sei que se continuar praticando eu vou aprender.

Como eu não gosto de postagens muito longas não vou colocar aqui as receitas em português, mas não deixem de visitar o blog da Léia - Cucchiaio Pieno, um espaço repleto de receitas gostosas e saudáveis.

Ricotta, Lemon & Almond Cake - Source: Cucchiaio Pieno 
125 gr sugar
50  gr butter
75 gr ricotta
4 teaspoons lemon juice
zest of 1 lemon
2 eggs
40 gr almond flour
160 gr all-purpose flour
2 teaspoon baking soda
1 cup buttermilk
powdered sugar 

Preheat oven to 180 degrees Celsius. Grease  and sprinkle with all-purpose flour a 9-inch (about 25 cm) cake pan. In a medium mixing bowl whisk together the sugar, butter, ricotta, lemon juice, and  lemon zest  until the mixture is creamy. Gradually add the eggs, one at a time, the almond flour, all-purpose flour and baking soda. Finally add the buttermilk and mix until fully incorporated. Spread the batter into the prepared pan and bake it for about 20 minutes, or until a toothpick inserted into the center comes out clean. Cool before serving. Dust with powdered sugar.


Strawberry Balsamic Jam - Source: Cucchiaio Pieno (from Pastry Affair)
1 pound (16 ounces) fresh or frozen diced strawberries
3-4 tablespoons granulated sugar (adjust according to sweetness of the strawberries)
2+ tablespoons balsamic vinegar (to taste)

In a saucepan over medium heat, bring strawberries, sugar, and balsamic vinegar to boil. Turn down the heat and simmer for 25-30 minutes, stirring occasionally until it is thickened. Keep it chilled in the refrigerator.

Casa de Retalhos

34 comments:

simplesmente....fascinante disse...

bom dia Regina,
aqui:8:51 manhã de quinta com sol meio tímido e céu meio nublado.
Hummmmm, a última imagem ficou apetitosa demais.
ricota eu gosto, geleia de morangos também,então....iria adorar ter esse pedaço de bolo a minha frente nesse minutinho.
Cozinhar é realizar alquimias deliciosas e o mais importante é se divertir realizado essas alquimias.
bjão e um quinta super iluminada.
Mari

NOWACRAFT disse...

Ooooof, ooof, superrr !

Moro em um Kinder Ovo disse...

Show de bolo. E as fotos?? esta língua portuguesa é mesmo complicada e eu vivo consultando um dicionário. Quer uma dica? http://aulete.uol.com.br

✿ chica disse...

Adoro o blog da Léia e essa torta é convidativa!! Como andam os preparativos pra chegada da família?

beijos,chica

Tina Bau Couto disse...

Amo ricota e amo amêndoas.
As imagens inspiram e deliciam...rsrs
Vou copiar e traduzir a recita, não sou boa com doces, mas vou arriscar :)
Obrigada!
Doce dia para vc!

jeito simples disse...

Que maravilha! Ficou tudo perfeito, pois já fui no blog da Léia e está igualzinho o dela! ;))
Parabéns!
Quanto a cor da geleia, eu tenho uma dica que pode funcionar: no momento do preparo, adicione um pedaço de casca de limão ou mesmo umas gotas de suco de limão. Isso costuma manter a cor vermelha dos morangos. Não custa tentar.
Bjos e upas fortes!

jeito simples disse...

Ah Regina...chávena é o mesmo que xícara! Você acertou em cheio.
;))

Angela disse...

Nossa quanto tempo sem vir aqui e quando chego encontro essa maravilha! Parabéns daqui consegui imaginar o aroma!Bjuss

amorartes disse...

Oi Regina,amo torta de ricota,tem uma lojinha que eu sempre como lá,mas é ricota,limão e leite condensado,não me aventurei em faze la,mas quem sabe algum dia,lindo e gostoso post,com gostinho de comecinho de findi semana,Bjs...

Rosalie disse...

Liebe regina,
da machst Du mir jetzt aber einen Appettit! Der Kuchen sieht sooo lecker aus.
Liebe Rosaliegrüße

Rosi disse...

Mmmmmm... paresen muy muy buenas!!!
♥♥♥♥♥♥♥
proverè ad aserlà!!!
...Mmm...
parese dificil
:( - :)
Chamilita Creativa!!!



Gerusa disse...

Oi, Regina!
Fico feliz com a descoberta de mais um talento seu!
É tão gostoso apreciar criações próprias... parabéns!
Eu também "traduzo" chávena por xícara de chá. Acho que é isso mesmo.
Adorei o site da Léia, excelente sugestão.
bjs

yaraguim disse...

parece delícioso,vc está surpreendendo com as fotos,a palavra chávena sempre me pareceu ser a medida de xícara de chá..muito antiga esta palavra, vou pesquizar mais...bjs

PoetessWug disse...

It looks delicious!

Lorena Viana, disse...

Aqui na minha região os bolos são mais tradicionais. Esse bolo é novo pra mim! Mas, imagino como deve ser uma gostosura. Fiquei aqui babando.
Vou depois dá uma passadinha no blog da Leia e conhecer as gostosuras que rolam por lá.
Beijinhos especial.
Lorena Viana

nedj disse...

Sweet and beautifuls !!!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

O Bolo é maravilhoso e as fotos são incríveis! Adorei!
Bjs e que sua sexta-feira seja de paz e realizações.
CamomilaRosa

Cris e Nai disse...

Regina que bom ganhar gosto por algo, estou adorando teus bolos, estão lindos e com certeza também saborosos. Agora as fotos estão um caso a parte maravilhosas, e esse prato amarelo com beija flor um sonho, amei demais. Beijos!!!

Myrian disse...

Regina querida,
Você está desmerecendo seus dotes como doceira. Sua torta ficou linda e com uma cara deliciosa!
A geleia também. Nunca me ocorreu juntar vinagre balsâmico a frutas para fazer geleia.
Vou guardar a receita para fazer em uma ocasião futura.
Beijos.

PURA disse...

Very yummy. I'll give it a try.
Cheers.

Maria disse...

Oi Regina! Parece super gostoso (e está mesmo, né?)Receita pertinho do final de semana é perfeita! As fotos estão apetitosas! :-) bjs

Dani Santos disse...

Huuum Parece ser maravilhoso!!!! Beijocas e bom fim de semana par vc e sua família!!!
Cantinho da Galega

Jussara Neves Rezende disse...

Regina,
e não é que, afinal, virando boleira, vc retorna às origens? ;)
Fiquei com água na boca e vou anotar a receita... afinal, amanhã é sábado!
Em Portugal usa-se dizer "chávena" e não "xícara". Uma amiga de Coimbra chegou a me dizer que acha estranho que os brasileiro - tão pouco convencionais - ainda usem palavras "antigas" como "xícara"... estranho, né?
Bjo&Carinho,
Jussara

maria neusa guadalupe disse...

Regina: maravilha!E chávena deve ser = xícara de chá....beijos ainda invernais por aqui.

Fats Arteira disse...

Uau!!! que delícia de post!
texto e imagens! lindos e deliciosos!
bjs
bom fim de semana

tatibytati disse...

Pelo visto vou passar bem .... Melhor jejuar esta semana, pq depois vai ser só gordices

Entrelinhas disse...

Olá Regina,
Então, descobriu o prazer de cozinhar...rsrss, vais ver que agora não irá mais querer parar, eu particularmente amooo fazer comidinhas pra agradar as pessoas que amo, me deixa muitooo feliz....e já agora vou experimentar essa receitinha...

Beijinhos e uma boa semana pra ti,

Vera

PriscilaPetersDecor disse...

Regina,
Estou literalmente com agua na boca!! Que delicia e fica tao bonito.
Eu amo tudo que tenha limao, preciso esperimentar esta receita!
Bom Domingo!

Salete disse...

Oi Regina, esses sapatinhos estão lindos, e o bolo, hummmm! Bj gr Salete.

Claudia (Perfeita Ordem) disse...

Menina, você está ficando expert nisso!
Que maravilha, o bolo e as imagens!
Lindas!
Beijo grande minha amiga, se fizer esse bolo para a família será sucesso total!

cafenoHut disse...

It looks so delicious... I would like to try this recipe....

Patrícia disse...

Olá Regina
Que delícia deve ter ficado, essa combinação é maravilhosa!
Hoje comprei morangos para fazer uma geléia... esse feriadão promete kkk

bjs flor sua receita e apresentação estão lindas, um show de capricho!

Paty

Sara disse...

Wow these looks seriously amazing, I’m drooling all over the screen here, I have to tray this receipt ASAP, I bet it taste as good at it looks, it doesn’t seem so complicated to prepare, I will give it a tray! Your blog is lovely by the way and I am a new follower on GFC and Bloglovin! Hope you will like my blog and follow back!

Pop Culture&Fashion Magic

Andrea Guim disse...

Show esta torta! Amo tortas!!! Vou pegar a receita, claro! Faço uma torta de ricota com yogurte super simples e gostosa(uma cheesecake light), se quiser a receita me escreve que te mando!
Beijins,
Dea

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥