28 de julho de 2012

Meu primeiro bolo {My first cake}

Sou uma cozinheira mediana, faço o trivial e somente de vez em quando me arrisco a fazer algo mais elaborado. Na realidade nunca senti prazer em cozinhar, mas ultimamente isso tem mudado. Minha admiração pelas fotografias culinárias que tenho visto na internet tem despertado em mim uma vontade de desenvolver minhas habilidades na cozinha, e consequentemente na fotografia. 
Visitando o blog de Calíope vi um bolo que ela fez, Bolo Prestígio, uma receita que ela encontrou no blog da  Amehlia, e achei que era a hora de começar a por a mão na massa. 


Domingo passada convidei minha amiga e vizinha Lúcia e sua sobrinha Paola, 
que veio de Boa Esperança visitar sua tia, para um lanchinho com bolo.


Com a massa pronta procurei pela forma para assar o bolo, e cadê a forma? Como eu nunca havia feito um bolo antes, eu não tinha forma para assar bolo. Minha sorte é que aqui as lojas abrem aos domingos e tem um Walmart pertinho de casa. Comprei a forma e voltei para casa para terminar o bolo antes que minhas visitas chegassem.
Estava com medo de desenformar o bolo e ele quebrar mas ele saiu perfeito, provalvelmente sorte de principiante, mas com um probleminha, a forma que usei era muito grande para a massa que eu fiz e o bolo não cresceu o suficiente para ser cortado ao meio para colocar o recheio, e além do mais eu não tinha uma travessa grande o suficiente para colocar o bolo pronto. Não pensei duas vezes, cortei o bolo ao meio no sentido vertical, e assim consegui recheá-lo e colocá-lo em uma travessa. Vale a pena fazer esse bolo pois é fácil de fazer e fica uma delícia.


I hadn't made a cake until last Sunday when I tried this recipe:

For the dough:
1 and 1/4 cup (tea) of all-purpose flour
3/4 cup (tea) cocoa powder
1/2 spoon (soup) baking powder
5 eggs (separate yolks)
1 cup (tea) of sugar
1 cup (tea) of boiling milk
Some coca-cola
- Mix the flour, baking powder and chocolate.
- Whisk the egg whites. Add egg yolks one at a time, and sugar and beat well.
Add the flour mixture and milk, stirring with a spoon.
- Grease and flour a bake tin and bake it for 30 minutes or until
the cake tests done with a toothpick. Let it cool before remove it. After remove it pour some coca-cola over it.

For the filling:
1 can sweetened condensed milk
1 cup (tea) of coconut
1 tbsp of butter
- Cook all ingredients until slightly thickened. Let cool.
Cut the cake in half, spread the filling and top with the second layer.

For the chocolate icing:
1 can sweetened condensed milk
3 tbsp cocoa powder
1 tbsp butter
- Cook all ingredients, stirring until the bottom to loosen the bottom of the pan.
Spread the chocolate icing over the whole cake, let it cook before serving.


Casa de Retalhos

57 comments:

PoetessWug disse...

Yum! It looks delicious!...Congratulations on your first baking of a cake! I hope there are many more delicious recipes in your future! :-)

Leeh Trindade disse...

Nossa Re, essa última foto me deixou com água da boca! Se você é uma cozinheira mediana o que eu sou então??? rs

beijos

Leila Sassaki disse...

Regina querida, fiquei com água na boca vendo seu bolo. Hummmm, que bolo prestigio eh um dos meus favoritos! Sobrou um farelinho pra mim?! rsrsrs
Faça outras vezes viu, pq vc com certeza leva jeito. Eu gosto de comer olhando, sabe como eh? Ou seja, se a aparencia não tiver com uma cara ótima dificilmente vai me conquistar... rsrsrsr
Suas fotos ficaram lindas. É muito bom poder acompanhar sua arte assim, de pertinho, viu?
Beijos e bom final de semana pra vc!

Camila de Sá disse...

Olha aí! no final deu tudo certo e o bolo ficou gostoso!! esse negócio de cozinhar bem acontece com a p´ratica, agora que vc tá animada com isso e já tem a forma....rsrsrsrs pode treinar mais e postar mais dessas fotos liiiiindas pra gente!!

Bjks e ótimo fds por aí!

www.maniadeinventar.com

Fran Huesa disse...

que delicia de bolo...nem parece seu primeiro...

bjuu

Maria Célia disse...

Ei Regina
Pra quem é principiante, você se saiu muito bem.
Tenho certeza que ficou uma delícia, além da carinha estar divina.
Beijo.

Moro em um Kinder Ovo disse...

Já joguei vários bolos no lixo até acertar. Hoje vou mais no bolo de liqüidificador pois ele nao tem erro. Mas, sem provar fica difícil dizer se o bolo ficou bom ou se a fotografa que êh boa. Quero ver os depoimentos das convidadas.

Claudia (Perfeita Ordem) disse...

Que bom poder participar desse momento tão especial Regina!
Afinal, o primeiro bolo a gente nunca esquece!rsrs
E ele ficou lindo e com uma aparência ótima!
Agora que já tem a forma tenho certeza de que tentará outras vezes, principalmente quando o friozinho chegar.
Grande beijo minha amiga, lindo final de sábado e um domingo muito abençoado!

Coisas de Andréa disse...

Oi Regina, esse bolo parece delicioso, tem certeza que você é principiante??rsrs
Eu também não sou fã de cozinha, mas adoro saborear...
Beijos

Ivani disse...

Pelo seu jeitinho de comentar imagino que nao será o ultimo.
Está com uma cara linda, e voce gostou de fazer, não é?
Eu gosto de fazer bolo, nem sou muito gulosa para come-los mas gosto de fazer.
Parabéns, ficou lindo e deve ter ficado bem saboroso.
Beijos querida, bom domingo.

Jussara Silva disse...

Oi Regina! Eu vi o bolo primeiro no Amehlia e depois no da Calíope. Dá água na boca e o seu está causando o mesmo efeito, por isso deve ter ficado ótimo. Bom domingo. Bjs.

Jussara

Glaucia disse...

Pode continuar a arriscar na cozinha, pois esse bolo está com uma cara ótima. Adoro bolos.

Bjos


Gláucia

Bilocas disse...

Muito bem , vai no bom caminho!
Olha para principiante, muito bom,e o bolo tem um óptimo aspecto :)
Parabéns!!!
Deixo o convite para visitar e aderir á minha casinha A CASA DA BILOCAS :)
http//:acasadabilocas.blogspot.com/
Fico á espera e seja muito bem vinda :)

tatibytati disse...

Nossa Gigi! Seu blog esta lindo.... Nao tinha visto as mudanças ainda! Ficou muito melhor, parabéns! Quanto ao bolo, qdo faço recheado tb corto assim, pq eh muito mais garantido! Bjao

amorartes disse...

Ficou lindo delicioso a gente vê quando todos comem,eu por aqui fiz uma nega maluca recheada com brigadeiro,recebi visita e gostaram,eu gosto muito de cozinhar,faço muita coisa em casa pra min sai mais barato,a minha turma é grande,tuas imagens estão lindas,Bom domingo bjs.

Nil Gonçalves disse...

Oi Regina, querida..
que delícia esse bolo, com morangos..

Vim rapidinho desejar um domingo feliz!!

Bjssss

Nil Gonçalves disse...

porque o pé está doendo(quebrado, engessado), passei correndo tanto que não vi: são framboezas, e não morangos, não é isso?rsssss...
e parabéns, sendo o primeiro ficou muito bem feitinho...

bjs,

Julie G. disse...

Hey it looks very good (is really your first one?!) Bravo.
Thanks for commenting on my blog and following, and I'm glad you liked the cushion (nice memories I have from Phillie's Love Park).
Have a nice Sunday

MJ disse...

muitos parabéns minha querida,
não sei foi sorte de principiante não :) mas o bolo está lindo e estava delicioso, tenho a certeza!
as fotos também! imagino o que virá dessa cozinha depois desse bolo ;)
beijinhos Regina!

PINTA ROXA disse...

Bom pelo aspecto do bolo e a maneira como arranjaste a solução da forma, digo-te que te saiste muito bem.
E as fotos ficaram lindas.
Beijos

Maria at inredningsvis.se disse...

MMM GREAT POST:)
Your blog is so wonderful and Im following you on fb and twitter...I hope you follow me also:)

If you want some cute swedish decor inspiration...check out my blog:)

Have a great week.

LOVE Maria at inredningsvis.se
(sweden)

Cris e Nai disse...

Regina ficou lindo o teu primeiro bolo, e é assim mesmo, quando tudo parece que vai dar errado, ele sai lindo e maravilhoso, sorte das convidadas. As frutinhas vermelhas deram um charme todo especial. Acredito que este é o primeiro de muitos outros.Beijos!!!

simplesmente....fascinante disse...

olá Regina,
Aqui:12:20 tarde de domingo com sol e céu azul e uma preguiça danada.
Com certeza esse vai ser o primeiro de muitos, cozinhar é muito prazeroso.E percebeu que já se saiu bem? Contornou os problemas rapidinho e pelo aspecto do bolo deve ter ficado MUITO GOSTOSO.
Parabéns pelo bolo e pelas fotos.
bjão e um ótimo começo de semana
Mari

Luiza Mallmann disse...

A carinha dele tá ótima!!! Deve ter ficado super saboroso!! Parabéns! A primeira vez estimula a gente a continuar...

Beijos e excelente domingo!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Maria disse...

Primeiro bolo? Nem dá para perceber :-) Está com uma "cara" deliciosa! Estou andando pelos blogs e vendo muita gente talentosa na cozinha mais ainda não me aventurei...rs Já anotei a receita! bjs

Myrian disse...

Regina querida,
Você caprichou, heim?
Seu bolo está com uma cara ótima!
Tenho certeza que as visitas adoraram.
Beijos.

Adriana disse...

PARABÉNS!!!O primeiro bolo a gente nunca esquece!!

bjsssssssss

Mariacininha disse...

Também não sei fazer bolo, acho que vou me inspirar em você. Embora gostasse de comer um pedaço desse seu bolo. Será que a tecnologia um dia chega lá?

Beijos

Caroline disse...

Re!
Que delícia e que perfeição parece que vc fez bolo a vida toda! Também na cozinha sou mais de trivial, e bolo para mim é só com cobertura, morro de medo de deformar, srsr...mas vc me inspirou da próxima vez vou tentar!!
Beijokas tão doces quanto o seu bolo!
Carol

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Oi Regina, não acredito que nunca tinha feito um bolo?!
Parece que seu bolo ficou bom rsrsrsrs
Não curto nada cozinhar, principalmente por obrigação, mas gosto de fazer bolos, amo doces e colecionar receitas, esperando um dia colocá-las em prática rsrsrs

Beijos e que tenha uma ótima semana
Deixa eu me organizar e vou te mandar uma receita de um bolo de milho, fácil e gostoso, ai vc. vai ficar viciada em fazer bolos rsrsrs


Audeni

Artes da Mel disse...

Que lindo seu blog, adorei! Já estou seguindo!
Bjss
Mel

Eva Sabbado disse...

humm que capricho, deve estar uma delicia, Regina quero te agradecer o carinhoso comentário, desejo uma semana bem linda prá ti, que bom que gostas também das músicas do meu blog, sempre digo pro meu filho isso, ele que as coloca prá mim, e ele gosta quando gostam, fica todo faceiro. O teu blog está cada vez mais lindo, parabéns!

Vanessa Takeushi disse...

que delícia!

Claudia Pech disse...

puxa parece que ficou ótimo! tmb vi essa rceita no blog da calíope e fiquei com vontade de fazer...parabéns que seja o primeiro de muitos rsrsrrsrs

uma ótima semana

Simone Carvalho disse...

Oi Regina, também não gosto de cozinhar, mas um bolo eu não resisto, sempre tem aqui em casa!!!Adoro!
É o termo panólatra foi criado para as viciadinhas como nós em tecidinhos novos.
Obrigada por sua visita!
UM beijo e boa semana!
Simone

Marcia[madamexereta] disse...

Parabéns ,Regina,ficou ótimo!
Fala se não é prazeroso cozinhar para as pessoas que gostamos?
Espero que continue se aventurando na cozinha(agora que comprou a forma vai fazer maravilhas)!
Beijo e uma linda semana!

Rosangela disse...

Re,

Lindo o seu bolo e parece que ficou gostoso mesmo heim!!

Até queria fazer esse bolo, mas não domino o inglês por isso não entendi nada da receita kkkk

Brincadeirinha já tinha visto essa receita no site da Amehlia.

Uma semana tão doce como esse bolo.

Bjs

Ellen Caliseo disse...

Aii que delicia!!!
Ótima cozinheira e fotografa tb..comi com os zóios,tá??
Qdo preparar outras delicias nos mostre!!!
Linda semana!
Bj

G. Rodrigues disse...

Rsrsrs meu nome eh Gesielli ^^

Calíope Corrêa disse...

Ai que massaaa! Que lindo... adorei, adorei!
Esse bolo é fácil neh?! Eu adorei fazer tbm...

Menina, eu sempre vejo tuas postagem pelo reader, mas toda vez que resolvo vir aqui, fico encantada com a lindeza desse blog, sempre lindo demais o topo dele, a harmonia, o visual! (O conteúdo eu já aprecio sempre e sempre!rsrs)

Bjus

PURA disse...

It looks so yummy- delicious.
Cheers.

jeito simples disse...

Regina...ficou lindo e com a melhor cara do mundo! Parabéns! malvino se ver isto, fica pirado. Ele ama..e o bombom que ele mais gosta é justo o Prestígio!
Começou bem...agora é um bolo por semana, certo???
Beijos doces!
;)

Tina Bau Couto disse...

Meus primeiros bolos não dignos de fotos ou elogios.
Mas ainda chego lá :)
Ficou lindo e com uma aparência maravilhosa, devia estra delicioso.
Parabéns dona mestre cuca!
Uma semana doce e feliz para vc \o/

Patrícia disse...

Oi Regina
tem certeza que é seu 1o.bolo? Menina deu água na boca, tá com uma cara ótima!
Parabéns!

bjs
Paty

Carol disse...

Para primeiro bolo ficou lindo e parece delicioso. Parabéns.
Beijos

André Almeida disse...

Olá Regina, está tudo bem e com você?
A aventura está a correr bem.
Comprou? que marca? ahah obrigado, sim mas isso é uma questão de tempo.
Abraços

yaraguim disse...

este bolo parece estar uma delícia..

Sandra Mitsue disse...

Oi Regina...
Saudades de vir aqui....e encontro você fazendo seu primeiro bolo...Parabéns!!! Ficou lindo e parece delicioso.De comer com os olhos...
Beijos!
San...

Andréa Cabral de Oliveira disse...

Huum fiquei com água na boca!!!
Se esse é o primeiro vc está de parabéns!!!
Beijo grande e boa semana.
Andréa Cabral

brincando com linhas e tintas disse...

ah nao sei nao... preciso experimentar p ver se ficou mesmo tao bom quanto a carinha dele hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm

BiscuitdaMada disse...

OI Regiane,

Seu bolo ficou lindo, eu gosto de decorar bolos meu marido e um meu primo André é que fazem a produção. Por que todo bolo que eu faço cresce e depois murchar virando kkkk. Beijos
Madalena

Lorena Viana, disse...

Regina estou aqui babando, literalmente. Amo, mais amo muito bolo e não me canso (isso é problema). Venho de uma família prendada no requisito: Bolos e tortas. Eu não me canso de me deliciar e tenho que me controlar muito. Mas confesso que ultimamente estou afim de um pedacinho de torta. Hoje quero matar essa vontade. Risos.
Beijinhos de muito afeto.
Lorena Viana

cafenoHut disse...

It looks so delicious...

Catia Pinho disse...

Regina,

Tomara que você pegue o gosto, fazer bolos é uma das coisas que mais gosto;e você leva jeito!

Beijinhos Catia Pinho

♥ Isabela ♥ disse...

Oh Regina, your cake looks delicious, congratulations!! Mmmm! If I ever go to visit you, please, please, make one of this! ;o)

(It’s the first time that I read/hear than you can use some coca-cola for a cake, it’s funny!)

Amehlia Digital ® disse...

Ownn!!
Coisa mais querida!
O bolinho ficou ainda mais especial (e delicioso) aqui em seu cantinho.

Apesar de fazer esse bolo há mt tempo, ainda costumo assá-lo em forma grande, sabia?! Tb corto ao meio =)
Depois rego com coca-cola e todos amam do mesmo jeito.

Seu prato estampado é super lindo! E a colher xadrez, que fofa!
Um bejim grande, tá?!

maria neusa guadalupe disse...

aiaiaiai..me deu água na boca...beijos diabéticos.

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥