28 de maio de 2012

É de papelão ♥ DIY placemats

Tenho 6 irmãs e sempre que vou ao Brasil recebo presentes lindos delas. 
A Maria Olímpia quase sempre me presenteia com artesanato, 
sempre alguma coisa diferente que eu adoro. 
Há alguns anos ela me presenteou com um jogo americano
 feito de papelão e coberto com tecido.














Os verdes são os que ganhei de minha irmã. Uso eles demais, 
e como estavam ficando velhinhos resolvi fazer a minha versão. 
Usei essa chita vermelha que ganhei de minha irmã Vera.

É muito simples fazer esse joguinho americano. Materiais: papelão não muito grosso, tecidos e cola. Chita não é o tecido indicado, seria melhor ter usado um tecido mais grosso, mas era o que eu tinha, e eu prometi a mim mesma não comprar mais nada até eu começar a usar o que eu tenho. 
Faça o molde, corte o tecido e cole no papelão. O ideal seria usar termolina (segundo minha amiga Norma) para o tecido não desfiar nas pontas, mas como eu e nem o Google sabemos o que é termolina em inglês, eu usei a cola mesmo, e funcionou.
..........................................................
A while back one of my sisters, I have six, gave me these green placemats as a gift. I like them a lot, and use them for my everyday meals. Yesterday, I decided to make new ones, and it was very easy and fun to make them.
Materials needed: cardboard (not too thick), glue (I used modge podge), and fabric of your choice. Voilà, you have a new set of placemats. You can keep them for yourself, or give them as a gift.

Na maioria das vezes eu uso eles como jogo americano.
Outras vezes como souplat.
Ou simplesmente uso um deles para enfeitar a minha cozinha.

Casa de Retalhos

65 comments:

✿ chica disse...

Eles são lindos,mas para serem lavados?Como se faz? beijos,chica

Regina disse...

É só passar um paninho úmido logo depois de usar Chica.

cafenoHut disse...

That is great. I should find round cardboards as soon as....

Happy week...

Nilda Biagio disse...

Olá
Lindos...e muito alegres!!!
Bj
Nilda

Ana Paula Gervason disse...

Que lindo Regina! Eu adoro artesanato mas sou um desastre para em habilidade manual, mas não desisto nnca estou sempre tentando fazer alguma coisa...

Bjss e uma maravilhosa semana...

http://toutlamour.blogspot.com.br/

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Oi Regina, adorei a ideia, mas acho lindo mesmo é ... ter um monte de irmãos e irmãs, como sou filha única acho lindo famílias grandes!


Beijos e ótima semana a vc.


Audeni

jeito simples disse...

Casa de Retalhos que ficando melhor, se é que me entende...com sua autora colocando a mão na massa e criando lindezas para nossa alegria e felicidade!!!! Que maravilha. Esta postagem deveria ver com um babador junto...
;)

Tera disse...

Regina, sao lindo e a variedade de funcoes tambem eh otima. Ja pensou que como quadrinhos tambem ficariam um charme. Posso dar uma sugestao para o sorteio?
Que tal presentiar uma se suas irmas que moram no Brasil? Amo passear por aqui! Mil bjus.

Jô Reis disse...

Como eu nunca pensei em fazer isso? Ideia genial! Vou tentar fazer.
Abraços!
Jô Reis

Moro em um Kinder Ovo disse...

Uau!!! Dias de muito trabalho por aí. Aqui também, depois eu mostro as minas "artes".

Daniela disse...

Lindos e com 1001 utilidades!!!
boa semana!
daniela

simplesmente....fascinante disse...

Bom dia Regina,
aqui, 10:21 manhã de outono com sol e céu azul.
amei sua versão chita. Ficou super delicado e alegre.
Eta criatividade boa: simples e fácil, e a louça super bonita.
bjão e um lindo começo de semana.
mari

Flaviane Gianoti disse...

Oi Regina!
Ficou lindos, amei o tecido, ótima escolha!
Beijos, e tenha uma semanana abençoada!
www.ateliepequeninaartes.com

Miriam disse...

Regina, são lindos! Obrigada porcompartilhar.. vou tentar fazer.. rsrs.. Bjs

Calíope Corrêa disse...

Ai que lindo, que lindo... adorei demais! =D


Bjussssss

ana maria ( jeito de casa) disse...

Que ideia divina Regina!!!
Maravilha, ficou lindo demais e facílimo de fazer!!!!

bjuuu

Rosana Remor disse...

QUE MARAVILHOSOS!!LINDOS,LINDOS!!AMADA, TERMOLINA É UMA COLA USADA PARA DAR IMPERMEABILIDADE EM TECIDOS É BEM BARATINHA E FÁCIL DE USAR. MAS VC PODE MISTURAR COLA BRANAA COM UM POUQUINHO DE ÁGUA, E PASSAR COM PINCEL,FICA BEM BACANA!BJS!!

marciarocha disse...

Que ideia criativa,e eu tenho guardado um pedaço de papelao vou fazer e depois te mostro.
Passo sempre por aqui,mas nao comento,e agora que tenho um blog sei o quanto é bom receber comentarios né?!!!
bjks!

Leeh Trindade disse...

Lindo, prático e super fácil de fazer, além de ser muito útil, dá pra usar de diversas formas! Adorei!

Carol disse...

Um charme. Criatividade deixa tudo mais bonito e mais legal.
Adoro posts de sua casa.
Beijos

Silvia disse...

Tenho termolina aqui em casa, Regina, achei muito fácil, fiquei querendo fazer...

Adriana disse...

SÃO LINDOS!!!
COMO ELES FICAM ATRÁS???FICA SÓ NO PAPELÃO??? COMO É O ACABAMENTO??/
BEIJOSSSSS

Angela disse...

Sao lindos! Eu nao sou tao artistica pra fazer muitos artesanatos mas sempre estou admirada com tanta beleza de artesanato como este.

Bel Moraes disse...

Lindo e fácil de fazer...com certeza farei os meus.
Beijo doce!
boaideiabel.blogspot.com.br

Aliks disse...

Lindo d+++ ... eu adoro chitão !!! ... deixa tudo com mais vida ...

Tenha uma semana abençoada
bju grande,
Aliks

Tami Fonseca disse...

São lindos...adorei a dica.
Bjinhus

Maria Célia disse...

Oi Regina
Muito lindo, quanta criatividade.
Amei.
Beijo.

Ely Braga disse...

Olaa mineirinhaaa!!!! Tudo bem??
Vc sempre me inspirando!!! Eu amo souplat e fico de comprar e nunca compro < ou porque o que gosto é muito caro e não posso levar todos ou as vezes nao combina com o que ja tenho em casa> bom...e agora vendo a sua arte, tive ideias mirabolantes...hehehh. Trabalhando com um tecido bonito vc pode criar varias composicoes com mto mais originalidade e criatividade. Ta ai vou produzir meus proprios souplats. hehehe
Grandeeee beijooo e otima semana!!!

Flavinha Gomes disse...

Eu ia usar só de enfeite pra não sujar, rs. Lindos.

Divina Chita Brasil disse...

Adorei!!! Chita é comigo mesmo!!!
bjs
Cimara

Vem da Terra disse...

Adorei a ideia, muito lindos e práticos. Me encantei mesmo com os de chita, tão alegres.
Beijo!
Marilsa

Amehlia Digital ® disse...

Oi Rê!
Que ideia simples e perfeita minha amiga!
Tenho que confessar que gostei bem de ter escolhido a chita, ficou super alegre!
Adorei seu potinho verde, muito lindo com os mirtilos =)
Tb tenho muitas irmãs e amo!
Um bejim bem grande no seu coração!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Super legal essa ideia! Adoro essas artes!
Bjs, uma boa noite de descanso e uma ótima semana!
CamomilaRosa

Carla Maciel disse...

Oi Regina!! Adorei os jogos americanos!! Aqui em casa não uso muito os de tecido porque tenho um filhote muiiiiito descuidado... então tenho que apelar quase sempre para os jogos americanos de madeira mesmo, são os únicos que aguentam!!! Grande abraço!!!
www.arquitrecos.com

Myrian disse...

Regina querida,
Estou em falta com você, mas agora estou de volta com muito ânimo.
Eu amo uma chita!
Tudo feito com ela fica incrivelmente brasileiro.
Uma semana abençoada para você.
Beijos.

Maitê Rodrigues disse...

Que incrível coincidência!!! Ontem mesmo sugeri à minha irmã que cortasse uns discos de mdf e colocasse chita em cima, que ficariam lindos como sousplast. E hoje, vejo aqui materializado na minha frente... Ficaram lindos... e suas produções maravilhosas... adorei!! Parabéns. Bjs. Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

Nelce disse...

Regina,
Adorei, ficaram muito fofos... Com certeza vou fazer também. Bjo.

Farratrapos disse...

Adorei os seus trabalhos, são realmente inspiradores.
Já agora muito obrigada pela visita lá no meu blog. A vida de trabalho não deixa muito tempo para me dedicar àquilo que realmente gosto, mas de vez em quando lá sai alguma produção :)
Mas pode contar com a minha presença a segui-la...muitas felicidades.
Um beijinho Português desta emigrante na Suíça :)

Eva Sabbado disse...

Que idéia legal, amei o colorido da chita, teus cantinhos são convidativos, muito capricho, parabéns, bjos, Regina, linda semana, amiga.

Marion disse...

Regina, está liiiindo. Eu amei o resultado com a chita. E, mesmo que eu saiba o que é termolina, até agora não usei - uso cola, mesmo, também. E as composições que fizeste com as tuas peças, as imagens, ficaram liiindas. Ah, e mudou tudo por aqui. Ontem fiquei sabendo q não é mais pro Canadá e, sim, pra Finlândia e França - que, vamos combinar, tb é bom - mas a chance de nos encontrarmos em NYC este ano, termina...

Marta Rosa disse...

Olá Regina!!!! Obrigada pelos seus posts, sempre lindos, inspiradores.
Quanto a termolina - termolina leitosa, para ser mais exata - que vc mencionou... bem, tb não sei a tradução em inglês, mas tem alguns sites em portugues que ensina fazer a termolina em casa. É uma simples mistura de cola e álcool. Talvez vc encontre mais facilmente o similar em ingles procurando por impermeabilizante para artesanato. Grande beijo. Marta.

Luciana disse...

Oi Regina!

Obrigada pela visita!

Menina, que ideia espetacular! Estou com esse material todo em casa, vou colocar as mãos na massa! Obrigada por compartilhar a ideia!

Bjs

Lu

Jussara Silva disse...

Oi Regina, são lindos, práticos e muito fáceis de fazer. Ótima idéia. uma boa semana. Bjs.

Jussara.
http://caminhandonaarte.blogspot.com

Marilza Gusmão disse...

Tão simples e tão lindo, não é Regina? Uma ótima maneira para permanecer com o mimo que a sua irmã te deu.
Amei a escolha do tecido. Bem brasileiro.
Beijo e uma ótima semana.

Rita de Cássia disse...

Regina, idéia maravilhosa, estou fazendo, e quanto ao impermeabilizantes eu não sei se o que fazemos em casa com cola e alcool são laváveis ou duráveis, mas há um na decathlon creio que da mercedes bens que é muito bom, é muito usado para impermeabilizar os tectos de carros descapotáveis.

Andréa Cabral de Oliveira disse...

Adorei!!
Esse é um dos meus projetos que guardo no meu caderninho.

Beijo grande e boa semana.
Andréa Cabral

Fê Dutra disse...

Fiu, fiu!!!!!!
Regina ficou lindo!
E essa produção? Um espetáculo, viu.
É muito bom produzir para o blog, né? Eu ADORO.
Um beijo

maria olimpia alves de melo disse...

Parece que os seus ficaram muito bonitos.Mês passado fui no casamento da filha da Eliana, a amiga que fez os que lhe dei. Pois todas as mesas dos convidados à recepção estavam com esses discos, em rosa choque, ficaram lindos.

Salete disse...

Oi Regina, ficaram fofos, adoro chita, chitão.
Bj Salete.

Marcia[madamexereta] disse...

Nota dez,Regina:para a sua arte,para as suas irmãs tão carinhosas e pelas lindas fotos!
Eu gostei muito do tecido que você escolheu,achei super alegre!
Beijo e uma linda quarta-feira!

Jussara Neves Rezende disse...

Regina,
vc me deu ideia de aproveitar aqueles discos de isopor que vêm junto com embalagens de massa pronta para pizza e fazer também um joguinho americano coberto de tecido... problema é achar aqui, neste fim de mundo, um colorido e lindo como este seu!
Abraço!

Batata Roxa disse...

Oi,Regina,

Eu de novo! Que ideia legal! Gostei demais!
Então Regina, a termolina, nada mais é do que a mistura de cola branca de artesanato, mais água em proporções iguais e álcool a metade da quantidade da cola. Isso endurece o tecido e permite que o recorte sem desfiar,ok? Essa mistura não deve ser guardada.
Espero que tenha ajudado.
Ficou lindo com a Chita!
Beijocas,
MÔnica

Cris e Nai disse...

Regina, não diminuindo o presente, o teu ficou ainda mais, lindo adoro as ideias que encontras por aí, mas confesso estava com saudade de ver uma arte tua. Beijos!!!

vera melo disse...

Oi, Regina.
O seu trabalho e suas fotos ficaram muito bonitos. Parabéns.
Saudades...., Beijos...
Vera.

Birula artes disse...

Lindos, gostei da idéia. Termolina, é um impermeabilizante, uma espécie de verniz solúvel em água à base de PVA. Ela é tipo leitosa, mais qd seca, fica transparente. Veja no site da
http://www.corfix.com.br/produtos.php?pagina=&op=produto&tag=auxiliares&codproduto=62&codaplicacao=&codtecnica=&codartista=&codnoticia=&busca=&produto=62

Birula artes disse...

P.S. Vc conhece esse blog? Acabei de achá-lo na Iarinha, amei!
http://passarinhosnotelhado.blogspot.com.br/

Olinda disse...

Oi Regina,
Estou precisando de uns souplats, e você acaba de me dar a idéia de como fazer. Eles são práticos, bonitos, e tão fáceis de fazer! E com material que a gente tem em casa! Adorei!
Abração,
Olinda.

Olinda disse...

Oi Regina,
Eu de novo. Você colou o tecido na parte de baixo também?
Obrigada,
Olinda.

http://reciclaretudodebom.blogspot.com/ disse...

OI REGINA QUE TECIDO FOFO, ADOREI.

Rosangela disse...



Adorei essa idéia, um dia ainda vou tentar fazer tanto que já coloquei esse post nos meu favoritos.

Quando fizer mostro para vc viu!!

Bjs

Lêda Bomjardim disse...

Ficou muito legal, gostei muito disso!
Muito fácil, bonito e super funcional.
Bjos...

♥ Isabela ♥ disse...

Hello Regina!

I felt like having a quiet and long time to come to visit you. Today is a holiday and I haven’t gone to work :D

I love these placemats that you’ve done, there are so vivid and full of color. The green ones are beautiful and elegant but maybe a little bit serious. The red ones are cheerful, very bright, even festive, all in all more “Regina’s way”.

Congratulations for the photos too. The forth one (when you say that you use them as jogo Americano) is really beautiful with a perfect light and definition. I really love it!

FabiolaTeles disse...

Super dica!!!
Fabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com.br/

Aniele Pádua disse...

Que lindo Regina!
Eu adoro tudo que é feito de tecido! Infelizmente não tenho mais tempo (as vezes acho que é preguiça mesmo? rs) para me abandonar no meu hobby... mas quando tiver um tempinho vou fazer esses sousplat liiindos e fáceis de fazer!
Bjos,
Ani
www.aninteriores.blogspot.com

Anônimo disse...

Boa noite Regina,
Conheci teu Blog gora, e amei a ideia do jogo americano feite aquio com papelão. Segue aqui a receita de termolina, que nada mais é que um impermeabilizante. Podemos fazer a termolina caseira.A termolina caseira é um excelente impermeabilizante e endurecedor de trabalhos em crochê, tecido, isopor e papel. Aprenda a receita caseira da termolina.

O uso da termolina é variado, assim como as superfícies aplicáveis. A termolina caseira não pode ser guardada, portanto, você deverá produzir a quantidade que necessita para uso imediato.

Receita de Termolina Caseira:
- 1/2 parte de álcool
- 1 parte de água
- 2 partes de cola branca

Misture tudo muito bem até ficar homogêneo. É simples e muito prática de aplicar. Faça sua termolina e proteja seus trabalhos com um impermeabilizante rápido e barato.

Mariza/
Florianópolis/ Santa Catarina - BR

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥