17 de maio de 2012

Cenas de um mundo de papelão ♥ Making cardboard toys

Reciclar não pode ser um modismo e educar os filhos com esta consciência exige atitudes práticas e menos blá blá blá. Quando se tem respeito pelo planeta e pelos outros seres, aliado ao processo criativo, todo mundo ganha com isso.

Sei que muitas de vocês vão lembrar de seus tempos de criança quando brincar significava mais do que tudo usar a imaginação - cabos de vassouras que se transformavam em cavalinhos, bonequinhas de papelão, pequenos móveis feitos de caixas de fósforo...

Cenas de uma vida de papelão. Um projeto para os dias de chuva, 
uma das brincadeiras que Débora Figueiredo e seu filho criaram juntos.
Uma caixa de vinho tranformada em uma fazendinha. 
Encontrei no blog Xuxudidi et plus encore.
Se estiver interessada em conhecer mais um projetinho bacana 
para criar e brincar com seus filhos, dê um pulinho aqui.

Casa de Retalhos

31 comments:

simplesmente....fascinante disse...

Bom dia Regina,
aqui: 8:49 manhã de quinta com frio e vento.
Lembro que o gostoso da brincadeira era a criação das coisas, inventar comidinhas com folhas do mato, criar o ambiente, quarto..sala...cozinha, e essa criação demorava bastante, e quando começava a brincadeira real, perdia um pouco da graça.
vejo essas imagens e sinto saudades, ser criança era tão bom e gostoso!
Bem...voltemos pra vida real....
bjão e uma ótima quinta.
Mari

amorartes disse...

È Rgina reciclar é uma nescessidade urgente,as meninas estão me pedindo uma casa de boneca,quem sabe uma de caixa de papelão?to com saudade de ti lá no meu blog.Bjs

Leeh Trindade disse...

Que lindo! Super criativo e dá pra entreter bastante a criançada! ^^

Passa lá no meu blog que tá rolando sorteio de uma linda saia comprida com estampa floral!
http://misssainha.blogspot.com.br/2012/05/soteiooo.html

beijos =)

Sandra Bugs disse...

Oi, Regina! Minha irmã e eu adorávamos brincar de Suzy (não tinha Barbie no Brasil ainda!), além das roupinhas, montávamos a casa das Suzys. Minha mãe que ficava maluca pois as travessas e formas dela viravam sofás, piscina, carros... A rede montada na garagem virava uma caravela e montes de embrulhos no sotão eram uma boa espaçonave... Nos divertíamos muito! Ainda não consegui, mas quero postar sobre uma oficina que estou fazendo com crianças para ensinar a fazer coisas com bordado, costura, pintura, colagem com a ideia de que é divertido e podemos fazer brinquedos, colares, bolsas, etc não só ir lá comprar! Então essa referência já vai para meu arquivo de ideia para as crianças, junto com a do labirinto de papelão que já está lá! Muito obrigada pelas inúmeras contribuições para esse meu arquivo! Beijos, Sandra
Se quiseres ver como estão ficando os trabalhos das crianças tem imagens das oficinas no meu facebook, procurar por Sandra Bugmann. É que estou bem entusiasmada com esse projeto!

Tina disse...

Amei!
Amo maquetes, as minhas eram famosas no tempo de Escola e esse mês fiz a primeira com meu filho. Foi um sucesso.
Adorei cada detalhe desse projeto e do outro do link.
DEZ!
Um dia criativo, feliz e encantador pra vc :)

Cláudia disse...

Chamaria a isto: sustentabilidade criativa?
Só se ensina a fazer fazendo, o exemplo segue pela vida, não é preciso muito blábláblá mesmo!
Bom dia, beijo grande.

Rosalie disse...

Liebe regina,
solche Spiellandschaften kenne ich hier von meinen Kindern auch. Ist herrlich wie sie in dem Spiel vertieft sein können. Kind müsste man noch mal sein ;-)
Liebe Rosaliegrüße ∙∙♥♥∙∙

✿ chica disse...

Lindo demais.Um amor!beijos,chica

Regina disse...

Na minha infancia aprendi muito com esses processos criativos,tenho muitos irmãos,como meu pai era comerciante,sempre brincavamos de vendinha,e as cedulas do dinheiro eram feitas de papel de cigarro,os dourados valiam mais,de tudo era vendido,tinha até prateleiras,para fazer de balcão,rsrsr,saudades!!!
Bjsss^^

Divina Chita Brasil disse...

Lindo!!! Amei!!!
bjs
Cimara

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Muito legal...vou tentar fazer para meus filhos! Os bonequinhos eles tem!
Bjs, que seu dia seja produtivo de de paz!
CamomilaRosa

jekarahandmade disse...

Olá REgina!!!
Que lindo, eu em pequena brincava muito assim! inclusive como gostava de brincar aos supermercados eu com caixa de cereais e esferovite fabricava a minha caixa registadora!! =) depois etiquetava tudo o que a minha mãe tinha em casa e brincava com a minha irmã, que claro era a minha fiel cliente loool
que pena que não tenho nenhuma foto desses tempos rsrsrsrs
Beijo grande e boa noite!

Luiza Mallmann disse...

Regina, a gente em casa brincava muito assim. Montar casinha em galhos de árvore, em dias de sol, tb era super divertido. Minha casinha tinha até cuba com torneira e água pra lavar as loucinhas! As cenourinhas q minha mãe plantava na horta não cresciam: a gente comia muito tempo antes nas nossas brincadeiras e correrias.. rs! Já tô pensando em como distrair os netos!

Beijokinhas,

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Fer disse...

Isso me lembra o tempo de escola!! Vontade de brincar!

Myrian disse...

Regina querida,
Vendo sua postagem me lembrei de uma das brincadeiras que mais gostava de fazer.
Com caixas de papelão fazia uma casinha de bonecas.
Fazia a divisória dos cômodos e móveis com caixas de fósforo.
Eu queria ser arquiteta e para mim, meu "trabalho" era uma maquete...
Bons tempos aqueles!
Beijos e um lindo final de semana para você.

rosiarts disse...

Oi Regina, recordar a infancia é muito bom. e saber que podemos educar com brincadeira, usando lúdico das crianças e assim formar neles um carter melhor, é recompensador. Lindo o seu post, amei. Bjus,Rose.

Olinda disse...

Oi Regina,
Já fiz muito dessas casinhas, árvores, bichinhos de papel pros meus filhos e sobrinhos brincarem.
Saudades...
Abração.
Olinda.

Salete disse...

Q fofo, e valorizar o simples e a reciclagem é tudo.
Prova disso é q tô vendendo sabão de óleo caseiro, q uma amiga faz, as clientes estão adorando.
Bj gr Salete.

IsaMaria disse...

olá Regina.
Agradeço seus calorosos elogios. Saõ sempre muito simpáticos. Quanto a fazer um post sobre eles, seria é claro uma honra. Por isso esteja à vontade. O que precisar me diga para o meu mail
lafeltroepedras@gmail.com

um beijinho

isabel

Cacau disse...

Bem criativo e uma excelente idéia para explorar a imaginação da criançada.
Bjs e otimo final de semana

Ana Paula Gervason disse...

Que idéia legal! Lembrei da minha infância!


Bjss e um maravilhoso final de semana!

http://toutlamour.blogspot.com.br/

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Sou de uma época que se aproveitava o máximo possível, não por modismo, mas por necessidade!
A palavra "reciclagem" ainda não era usada, as roupas dos mais velhos passavam p/ os mais novos, claro que antes era "dado uma geral", que hoje se chamaria "customização", rsrss
Ao reciclar valorizamos também o nosso dinheiro e o planeta agradece.

Linda sua postagem, é bom ser criança, pena que qd. se tem pouca idade não tem conciência p/ valorizar esta fase.

Beijos e um ótimo final de semana p/ vc.


Audeni

Iranilde Brissant disse...

Oi Regina,
já vou guardar sugestão para quando verem os netos.
Ótimo final de semana!
bjs

fatti___ disse...

Oi Rê, qd vc citou bonecas de papelão rs lembrei de uma história de qd eu era criança, eu ganhei uma boneca linda de papelão com roupinha e tudo, só que entrei pra dentro de casa e deixei ela la fora, dai choveu...imagina que qd fui ver minha boneca havia derretido toda, que desescanto Rê, foi a mesma coisa que tirar um doce bem gostoso da minha mão , chorei tanto porq nem cheguei a brincar com minha boneca e a perdi, foi um trauma para mim, acho que por isso nunca mais gostei de bonecas, acho lindas mas nao gosto.lembrança ruim essa minha aff!

um bjão amiga!

Sandra Bugs disse...

Oi, Regina! Eu gosto muito de pintar com lápis de cor, acho que é um dos primeiros materiais que usamos para desenhar e colorir na infância, e são fáceis de carregar com a gente! Tenho certeza que farás lindos passarinhos coloridos! Já estou curiosa! Tenta esse endereço: http://facebook.com/sandra.bugmann, pelo que sei vais entrar na minha página, depois é só procurar pelas fotos. Tem vários álbuns das aulas. Estou encantada com a criatividade dessas crianças!!!! Beijos, Sandra

Jussara Neves Rezende disse...

Oi, Regina,
interessante que ontem mesmo estive "namorando" aquela casinha de papelão que vc fez, com a foto de sua mãe na janela, e chego aqui e me deparo com toda uma "brincadeira" em papelão! E as letrinhas infantis indicando "Padaria", etc... Que coisa mais fofa!
Me fez pensar no quanto eu amava brincar com miniaturinhas e no pouco tempo que tive para brincar com meus filhos por causa do trabalho...
Acho linda qualquer iniciativa que reúna pais e filhos e se isso ainda ensinar o valor do reaproveitamento, a simplicidade, o não ao consumo exagerado, ainda melhor!
O bordadinho das "melhores amigas" também está um doce!
Obrigada, querida, por seu carinho comigo e com meu bloguito. Meu pai está bem, dentro do que é possível estar. Mas doenças degenerativas são assim mesmo, né? Ele já não anda, comida na boca, etc. Mas está em casa, graças a Deus, com a carinha boa. Obrigada por ser impostar, viu?
Bjo&carinho da Jussara
minasdemim.blogspot.com

Mayana Bonilha disse...

Fascinante, que vontade de voltar a ser criança nesse época que as coisas simples eram as melhores... Hoje criança quer é brincar com algo eletrônico...

Beijinhus e uma semana linda,May

baonilha.blogspot.com
inventemb.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
@baonilha

Priscila Dela Marta disse...

Oi... eu de novo...
Quando eu era criança, com uns 10 anos de idade, meus irmãos mais velhos criaram para mim e para meu irmão mais novo, uma cidade inteira, toda feita de papelão e cartolina... brincamos até não ter mais como remendar a cidade...
Que saudades!!!
Beijos!

Carla Maciel disse...

OI Regina,saudades daqui!!!Que linda forma de brincar, fiquei morrendo de saudades dos tempos de criança!! Minha mãe sempre foi muito rígida na educação dos filhos, então como não podíamos brincar na rua viajávamos pelo mundo dos livros e os cabos de vassoura na minha casa serviam para eu fazer a planta baixa da minha casa...rsssss. Adorava fazer isso no quintal!!! Scho que minha mãe sabia disso, pois sempre tínhamos muitos cabos de vassoura guardadinhos em um acnto esperando a próxima brincadeira. Lindo!!! Grande beijo Regina!!!
www.arquitrecos.com

Carol Carneiro disse...

Ei, Regina! Amei este trabalho! Fantástico! E o "playmobil"...que saudade! Brinquei muito quando era novinha (..rsrs..não posso falar "quando pequena", porque ainda sou..rsrsr...).Êta saudade! E ainda fizeram um trabalho de reaproveitamento...brilhou! bjs: Carol Carneiro

BIKBIK AND RORO disse...

Ah! Beautiful!

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥