31 de maio de 2012

Cebolinha ♥ Scallions


Uma das três roseiras que tínhamos aqui em casa secou completamente da noite para o dia; uma das duas macieiras que plantamos no outono está com uma doença e precisa de tratamento químico, a outra está saudável mas os esquilos insistem em querer comer as frutinhas que estão brotando; a grama está com umas manchas marrons que está me preocupando, e ainda tenho que cuidar das ervas daninhas que insistem em crescer nos canteiros, e se isso não bastasse eu  tive a brilhante idéia de pedir ao meu marido que fizesse um guarda-roupa para o cômodo onde hoje é o nosso escritório para transformá-lo em quarto de hóspedes, mudando o escritório para onde hoje é o quarto de hóspedes. Como ele está usando a garagem para construir o armário, os carros estão do lado de fora, a garagem tem poeira por todos os lados, e amanhã o eletricista vem aqui para mudar algumas tomadas de lugar, e fazer outras coisinhas mais. 
Estou naquela fase em que tudo está fora do lugar, inclusive meu laptop. Pra quem tem o hábito/mania de organização essa fase é uma provação, e para manter a sanidade olho para as coisas que estão dando certo, como por exemplo a cebolinha.

Meu tempero predileto é a cebolinha. Na primavera eu sempre planto cebolinha em um vaso e coloco no deck. Eu planto a cebolinha com a raíz e assim tenho cebolinha fresca e orgânica até o final do outono. Nessa foto ela ainda está em fase de crescimento e está toda dobradinha assim por causa dos ventos fortes que as vezes temos por aqui. 


Mas agora eu aprendi um truque. Colocar a cebolinha com raíz em um vidrinho com água, dessa maneira vou ter cebolinha fresca, e de graça,  o ano todo. 
Para melhorar a aparência do vidrinho, eu enfeitei ele com fitas adesivas coloridas. Estou tentando colocar em prática o que eu mostro aqui.


I love scallions. In the spring I always plant them in a pot, and I have organic and free scallions to the end of fall. But now I've learned a trick. I chopped off some scallions and placed them root-down in a jar in a sunny window. Now I can have fresh scallions all year round. I customized the glass jar with color masking tapes. I think it dressed it up in an inexpensive way, and when I'm get tired of this design, I can just peel it off.

Casa de Retalhos

41 comments:

Moro em um Kinder Ovo disse...

Vou passar esta dica para o marido porque as nossas cebolinhas estão cheias de pulgões. Vivo cortando, coloco produtos orgânicos para combater a praga mas não temos resultados satisfatórios. Fico somente pensando que - por causa da dengue - podemos ter outros problemas com esta água parada.

amorartes disse...

Oi Regina,eu sou o oposto,nunca fui organizada,não é ser relaxada,minha casa tá sempre limpinha,mas nas coisas da vida,no meu blog por exemplo tenho vários rascunhos,sobre artesanato,ai uma pessoa ma fala sobre algum sentimento,eu já saio do foco,eu sou como para raio,acho que um dos propositos desta minha vida é saber se organizar.Em relação ao que tu comentou no post a vida é assim,as vezes parece que tá tudo fora do lugar,amanhã vou ver se consegui a vaga no curso de padaria.Bjs não precisa publicar se tu não quiser,não fico braba,um abraço forte no coração.

Lorena Viana, disse...

Regina querida, parece aqui por casa, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo! Não vejo a hora de está tudo no lugar...
Adorei a ideia da cebolinha, vou ter uma horta-mini, em casa... e cebolinha com total certeza vai ter.
Linda quinta-feira, de muitas inspirações.
Grande beijo!
Lorena Viana

♥Ana Paula♥ disse...

Realmente para quem é louco por organização fica stressado com as coisas fora do lugar, eu sei bem o que é isso que vc está passando. Tem alguns meses que trocamos o piso que era carpete por laminado, mudamos alguns móveis, compramos outro, mudamos todo o quarto, enfim, eu só sabia onde estava as coisas da cozinha´...rs. MAs depois que passa tudo é uma delícia, vai passar, fique tranquila.
Sobre a cebolinha, eu também sou louca por esse tempero, mas é tão simples assim, colocar em um vidro com águra e só??? Nossa, vou correndo atrás disso.

Beijinhos e obrigada pela dica.

Ely Braga disse...

Tenha calma que desse caos momentaneo virão dias alegres e tranquilos < tudo na sua perfeita ordem >. As vezes é necessario essa "confusão", para que a gente se organize internamente. Mas, o bom que isso tudo é passageiro e tem soluçao.
Eu amoooooooo cheiro verde na comida, salada, assado...em tudo. E alegre visualmente e o perfume delicioso.
Amei suas cebolinhas, deu até pra sentir o cheirinho de vc picando em rodinhas para colocar na carne moida. Hummmmm!!! com aquele anguzinho molinho....ai ai ai ahahahahhahahah.
Bjus e otima semana.
ely

Sandra Guadagnin disse...

Regina, também adoro cebolinha, uso em quase tudo, até no sanduíche natural. Ficou charmoso seu vasinho, as fitas ficaram românticas.
Acho que só o fato de ver o verde por perto e de saber que é comestível também já nos traz prazer.
Abraço e boa colheita

Myrian disse...

Regina,
Que legal! Vivendo e aprendendo.
Quer dizer: visitando blogs e aprendendo!
Então, as cebolinhas também vivem na água?
Entendo muito bem suas angústias...
Hoje estava procurando uma folha de acetato para fazer uns moldes e não encontrei de jeito nenhum.
Meu filho casou, mudou, mas metade das coisas dele estão ainda por aqui.
As minhas coisas do atelier estão em caixas, esperando que ele esvazie as gavetas para arrumar.
Para afastar a agonia de ver tudo de pernas para o ar e não localizar nada, venho aqui visitar as amigas e sempre ver coisas lindas e aprender um montão.
Paciência e esperança! Para você e para mim.
Beijocas.

Paula Flávia disse...

Eu e meu marido amamos cebolinha e nossa micro horta teve diversos problemas por aqui, até uma infestação de lagartas, eu também vou testar as cebolinhas hidropônicas, mas me diga, como deve ser a troca de água? Ela não precisa de mais nada? Só água?

Beijo grande Regina.

simplesmente....fascinante disse...

Olá Regina,
aqui:11:46 quase indo almoçar.
Alguns dizem que para fazer omeletes há que se quebrar os ovos.
Também não gosto muito das coisas bagunçadas, mas se queremos mudanças....temos que aceitar a bagunça.Fazer o quê?
E mexendo em coisas velhas, acabamos achando tesouro esquecidos.
Guardo em uma caixa:bilhetes,cartões,cartas e miudezas que me são caras.Sempre acabo chorando quando começo a lê-los.
Bem...guardarei a dica da cebolinha também.
bjão e um ótimo dia.
Mari

Mariacininha disse...

ai, ai ai... eu sou organizada mas adoro reforma, dá uma ar renovado na casa e na nossa alma. Tenho certeza que vai ficar lindo. Adorei esta ideia da cebolinha e do Cebolinha.

Beijos

Fats Arteira disse...

Olá Regina,
adorei a dica da cebolinha na água...vou fazer!
bjs
bom fim de semana
Fatima

Daiane Oliveira disse...

ficou uma graça RE e facinho de fazer né?! amei! vou fazer um pra mim tbm
bjinhosssssss!!!!!!!!!!!!

Ivani disse...

Oi Regina, como vai?
Tenha paciência minha querida, afinal, é para melhorar que voces estão desarrumando!
Mas não é fácil, eu sei disso. Dá vontade de sair chorando pela rua, não é?
Mas vai passar, e voce vai ficar bem contente ao ver o resultado.
As cebolinhas estão perfeitas! também gosto muito delas, dão um cheirinho especial aos pratos.
Beijos minha querida, vai com calma...

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Eu amooooo essa cebolinha!
Parece louco mas eu adorocomer com sal no meio do pãozinho kkkk
Vou fazer tb!
Beijooo

Kika Diniz disse...

Oi Regina querida, é as vezes as coisas saem do nosso controle e aí se não tentar deixar a cabeça no lugar a gente fica maluquinha né?!rs
Pensa que logo tudo vai estar do jeito que vc quer, bem lindo e organizado!
Ah, eu tbm colocava as raizes de cebolinha em um vidro(não tão chic quanto seu né!), mas tem que trocar a água sempre para não ficar "melada" e apodrecer!
Boa idéia para fazer com minha pequena que está na fase de plantar feijões...rs!
Bjks

Luiza Mallmann disse...

Reforma em casa não é gostoso, mas sinceramente, sua cebolinha tá lindooona!!!

Beijokinhas,

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

rosiarts disse...

Regina querida, estive um pouco sumida, né? Mas passei para uma visitinha e amei sua dica da cebolinha,tudo de bom. Bjus, Rose.

Maria Célia disse...

Oi Regina
Adorei a ideia da cebolinha no vidro com água.
A minha encheu de bichinhos pretos que a detonaram todinha, tive que arrancar e jogar fora.
Vou tentar este novo método.
Beijo.

Maria Amélia disse...

Também faço isso, não importa o tamanho do caos, sempre foco no que me anima. Eu também não deixo faltar cebolinha nos meus vasos. Com o tempo as folhas vão afinando e eu vou renovando as mudinhas pois todo mês vou pra chácara e trago várias mudas crescidas com raiz. É sem dúvida a minha preferida, seguida pela salsinha e manjericão. Coloco em tudo e principalmente na salada de pepinos.
bjs

Jô Bibas disse...

É, o cenario inicial não é dos mais encorajadores, mas pense em como vai ficar no final, quando tudo estiver no lugar. E a idéia das cebolinhas é ótima! Acha que se eu comprar hidropônicas dá para deixar assim?
BJô

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! Eu tb adoro ccebolinha e tenho plantadinha no quintal...muito bom!
Adorei o enfeite do vaso...super ideias!
Obrigada pelas inspirações!
Bjs e que seu final de semana seja de paz e boas energias!
CamomilaRosa

Cris e Nai disse...

Nem me fala em reforma Regina, vamos passar por uma este ano e fico nervosa só de pensar. Quanto a cebolinha adoro, tenho no quintal e na água ela cresce rápido,também gosto só que onde moro tem muito mosquito e isso incomoda para ter plantinhas em água. Muita paciência e ótimo fim de semana. Beijos!!!

ana maria ( jeito de casa) disse...

oi Regina, são daqueles momentos que a gente tem vontade de sumir e só voltar qdo tudo estiver pronto, como mágica né! rs
nunca deixei ela sempre na agua, qdo esqueci um cop com agua no cantinho da casa ela apodreceu e ficou com cheiro , acho que estais trocando a agua de vez em qdo! assim deve dar certo.
Mas também não sabia, ótima dica!

bjus, um findi mais tranquilo pra ti!

Salete disse...

Adorei as dicas, vou fazer. bj Salete.

fatti___ disse...

é verdade Rê, só colocar ela com raiz na agua e ela brota mesmo??? Háá´´a vou fazer isso amanha mesmo!adoro cebolinha, rsrs vc acredita que uma cebola essas comuns tb brotou dentro da minha fruteira rs, ela estava mais no fundo e eu nao vi, dai vi aquela plantinha bem verdinha era a cebola que brotou iaiaiai agora vou plantar ela num vaso.

bjus Rê, obrigada pela dica da cebolinha tb vou fazer nossa amei!

bjus!

fatti___ disse...

kkkk, eu ri aqui da monica e o cebolinha rsrs.

bjus Rê, final de semana abençoado pra vc!

Simone Carvalho disse...

Oi Regina!Tudo bem e você? Obrigada por sua visita e pelo seu carinho!
Eu estou também fazendo uma mudancinha básica aqui, mas realmente pra quem tem mania de arrumação, olha é um suplicio ver tudo fora do lugar!
Um beijo!
Simone

Nita disse...

Boa dica!

Beijo da Nita.

Eva Sabbado disse...

Oi Regina, tudo bem com você, amiga? Amo cebolinhas também, e adorei a dica, super dica, genial dica, hehe, de tanto que gostei, você pratica o que posta e nos inspira ainda mais, um vidrinho enfeitado faz a gente sorrir, amo esses caprichos, bjos, Regina, obrigada pelo carinho, um lindo final de semana prá ti. Ah, quando chega a primavera por aí sempre lembro que vc tem alergia a polen, como esta a coisa? tudo azul? espero que sim.

PriscilaPetersDecor disse...

Regina, tudo certo por ai?
Que ideia boa do vaso lindo para a cebolinha. Meu marido que cozinha em casa, vou falar p/ ele.
Otimo fim de semana, amiga.

Olinda disse...

Oi Regina,
É bom demais ter verdura fresca em casa, né? Amei a idéia da cebolinha no vidro com água. A minha estava num vaso, acho que foi lagarta que deu fim nela. Preciso plantar mais.
Abração,
Olinda.

amorartes disse...

Oi Regina não foi desta vez,fiquei na reserva se alguem desistir eu entro,mas não faz mal,eu quero fazer mas ao mesmo tempo,sei que ia ficar puxado,pois eu moro longe da casa da mãe,e eu teria que levar a Duane todos os dias pra lá,e tem mais a escola das crianças,que eu tenho que levar,tem o meu filho mais velho que trabalha,eu tenho que todos os dias que arrumar a roupa de trabalho,ele tem que trabalhar engomadinho,tudo tem o tempo certo de acontecer,se não foi desta vez é que não era pra ser,mas fica a vontade, e eu vou seguindo com meu blog.Bjs Bjs um bom domingo,aqui tá frio e com chuva bem vinda,acabei de fazer um sopão no fogão a lenha,tava muiiito bom.

✿ chica disse...

Reformas em casa nos deixam fora do prumo, mas depois fica bom,né? E adorei a cebolinha assim no vidro..Valeu!! beijos,chica

BIKBIK AND RORO disse...

O, that is a great trick! I looove chives too :)

amorartes disse...

Oi Recina passei pra ver se tu tinha lido a minha resposta,mas não consigo passar sem deixar marca,esse é o geito Andréa de ser,aqui são 8:00 horas,está soprando um vento minuano forte nos pampas,aqui no campo até os animais resolveram ficar em suas casas,está um silêncio so ouço o vento,daqui a pouco vou ir pra casa da mãe,como todo domingo,aprendi a fazer um colar com bolinhas de isopor amanhã eu mostrarei,já fiz três.Bjs aproveita bem esse domingo,um abraço forte no coração.

Cynthia Le Bourlegat disse...

Adorei a dica regina! Sabe que adoro ter temperinhos frescos em casa, mas nunca consigo mantê-los vivos pro muito tempo.. beijo querida

Jussara Neves Rezende disse...

Achei super válida a ideia da cebolinha no vidro, ainda mais decoradinho com as fitas, mas gostei mais ainda de vc dizer que "para manter a sanidade" em meio à reforma, olha para as coisas que estão dando certo, como as cebolinhas... rsrs. Sei bem como é, pq tb sou maniada com organização e sei o qto é sofrido um período de reforma. Bom é curtir depois o resultado!
Sobre o que comentou no minasdemim... menina... é aquilo mesmo: a gente sai de minas, mas minas não sai da gente. Mineiro é mineiro pra sempre!
Grande abraço e linda semana!
Jussara

Batata Roxa disse...

Oi, Regina,

Também estou com obras em casa! É uma loucura total!
Amiga, quanto a parede de guardanapos fiz assim: Apliquei uma demão de Goma Laca Incolor no avesso deixei secar, e no direito, deixe secar bem. Não removi as películas.(Faça essa etapa sobre um plástico transparente ou branco, bem fixado à mesa)
A goma laca é solúvel em álcool, portanto seca rápido.
Isso faz com que os guardanapos fiquem mais resistentes e para colar é só usar cola branca. E quanto o trabalho estiver pronto, já está impermeabilizado.
Deu pra entender? Alguma dúvida me escreve, tá?
Bom Domingo!
Beijocas,
Mônica
PS- Eu amo Maurício de Souza!

Ana Paula Gervason disse...

Regina querida!

Cuidar de jardim dá muito trabalho! Imagino como deve estar se sentindo com tudo fora do lugar...hehehe
Eu amo cebolinha verde, acho um tempero delicioso, ótima idéia colocá-las em vidrinhos com água!

Bjss e uma semana iluminada!

http://toutlamour.blogspot.com.br

Ilaine disse...

Regina querida!

Reformas sempre dão muito trabalho. Mas por outro lado é uma delícia reorganizar, decorar novamente e deixar tudo da maneira como gostamos.

Amiga, obrigada pelo carinho.
Farei uma pausa, pois é hora de pensar na viagem. Curta muito o verão.

Beijo no coração.
Ah, adoro cebolinha na comida. E curto ao Cebolinha e a Mônica. Uma gracinha!

Carmem disse...

gostaria de saber onde compro no rio de janeiro as fitas adesivas coloridas. obrigada

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥