18 de maio de 2012

Barba de quê?

Quem acompanha meu blog e conhece um pouquinho sobre mim 
sabe que eu tardo mas não falho, pelo menos eu tento. 
Essa postagem de hoje já era pra ter ido ao ar há uns meses atrás, mas... 
No início de janeiro quando eu mostrei algumas fotos de minha viagem ao norte da Flórida eu comentei como eu fiquei fascinada com uma planta que eu nunca havia visto antes e que é encontrada por todos os lugares em Amelia Island. 


Que ignorância a minha, tive que sair do Brasil para conhecer um pouquinho mais do Brasil. Graças as minhas queridas leitoras descobri que o Spanish Moss (nome da planta em inglês) existe no Brasil, e é tão bonita quanto a americana.

A Sílvia disse que conhece essa planta pelo nome de Barba de Pau; a Lúcia e a Sheila disseram que conhecem como Barba de Bode, e a Ana Maria e a Rosana disseram que o nome é Barba de Velho. Não só aprendi que no Brasil essa bela planta também cresce, como aprendi que tem vários nomes.

A querida Ana Maria do blog Jeito de Casa,  me prometeu que quando visitasse o sítio de seus cunhados ela iria tirar algumas fotos da Barba de Velho, de Bode, de Pau para que eu visse. E ela foi tão legal que realmente tirou as fotos e fez uma linda postagem dedicada a mim. Muito obrigada Ana Maria.



Eu agora vou tomar uns anadores, pois passei quase o dia todo 
cuidando do jardim e estou quebrada.


Um ótimo final de semana, com muita inspiração, 
pra todos nós.

Happy weekend!


Casa de Retalhos

49 comments:

✿ chica disse...

Pra mim é barba de pau! Lindas fotos! Bom descanso e te cuida!mas trabalhar no p´tio é legal! beijos, ótimo fds,chica

Rô Faleiro disse...

OI Regina
Tambem conheço por barba de pau...aqui tem aos montes!
Minha vó e minha mãe usavam muito na decoração do presépio de natal, a gente ia todas juntas pegar as barbas para o presépio, rs
Adorei o post!
Lindo final de semana
beijos

jeito simples disse...

Então não conhecias a famosa Barba de Velho?!
Nossa Mãe do Céu...lá em Friburgo elas estão as pencas. Já me estiquei muito para pegá-las e produzir arranjos rústicos. Ficam lindos!
Aninha é mesmo especial.
Lindas fotos!
Bjos
Bom fim de semana pra você tbm!
;))

Ivelise disse...

Tb conheço como Barba de velho. Aqui no meu jardim tenho espalhado. Ela vai bem em qualquer lugar. Vc pega um pedacinho e espalha pelas árvores...

arquitetura do imóvel disse...

Regina, lembro desse post...que bacana a idéia da Ana!
Ahhh!cuidar do jardim é assim mesmo, na hora está tudo bem mas depois só com "anadores"...e no meu caso, com antialérgicos para combater a rinite.rsrs
Querida amiga, bjos e um bom final de semana.
Sílvia

Paula disse...

Aqui em casa tbem tem muita barba de velho!!!
Minha prima q mora na italia diz q lá vendem par decoração, acho q vou importar!!!
Bjus

Lêda Bomjardim disse...

Eu não conheço essa planta. mas ela é iteressante.
Bom fim de semana regina.
Bjos...

TANIA MARA disse...

Regina!! Móro no litoral de Santa Catarina e realmente por aqui tem muito desta planta. Ela é considerada inso( praga), porque se vc não contêm o seu crescimento pode até matar por abafamento algumas árvores, principalmente as frútiferas. Fora isso é uma bela planta eu inclusive já usei pra fazer forração de arranjos artificiais, substituindo a barba de bode( aquela usada em artesanato ).

Abraços

Regina disse...

Conheço como barba de velho,qdo criança na escola onde estudava,tinha umas arvores antigas,era cheinha dessas barbas!!
E nossa Figueira centenária aqui de Florianópolis tambem tem muita dessa barba!!
Bjss^^

KINHA disse...

Olá Regina

As malas já estão prontas sim amiga. Embarco na 3º feira.
Vou olhar as suas postagens sobre o norte da Flórida, pois ficarei 4 mêses por lá. Ficarei em Cocoa Beach.

BJ0000000000...................
www.amigadamoda1.com

Schandra Julia Zmijeski disse...

Oi Regina, Tbm conheço essa arvore pelo nome de Barba de Velho, minha Avó costumava a pegar a barba para por no presépio . Adorei as fotos são lindas.
Regi, ai nos Estados Unidos, tem muito material de mosaico, fico louca com o preço bom e a variedade, fora os livros...Vc pode fazer mosaico com cacos de louça e pastilhas inteiras, não precisa nenhuma ferramenta só criatividade, que isso eu sei vc tem de sobra. bjs

Anita disse...

Oi Regina, eu tbem conheço com barba de velho. Nas árvores aqui por perto tem muito. Certa ocasião eu e uma amiga, pegamos um monte delas para enfeitar o aniversário do filho dela com o tema floresta. Ficou super legal, bjs.

Ilaine disse...

Amiga!
Que lindas fotos!
Eu também conheço como barba de pau. Quando criança eu adorava ( ainda gosto!) e fazia parte de nosso dia a dia. Com esta barba fazíamos os ninhos de Páscoa. Lembro de meus avós paternos - no potreiro deles havia uma figueira enorme, cheinha de barba de pau.

Beijo no coração
Seu jardim deve estar muito bonito, Regina! Fotografe!!

Bj

Ivani disse...

Olá Regina, bom ia!
Para mim, barba de bode é um tipo de capim, que dá em touceiras nas pastagens.
Essa planta que voce mostra para nós é barba de velho. Aqui na minha regiõ é bem rara, quase não se vê.
Interessantes esses modos diferentes de falar e de usar, não é mesmo?
Seja como for é realmente bonito, e bem decorativo.
Está tão frio por aqui!
E voce cuidando do jardim, que delicia, não fosse a quebradeira pelo corpo.
Depois coloca umas fotos para a gente ver como ficou, eu adoro!
Beijos minha querida, ótimo fim de semana para você.

Myrian disse...

Regina querida,
Desde então, não posso ver uma "barba de velho" que me lembro de você.
Aqui em Friburgo, onde estou hoje, ela é abundante.
Ela gosta de frio. Dificilmente é encontrada em lugares onde só faz calor, como em Niterói e Rio de Janeiro.
Lá encontramos muito o "açoite de Cristo", mas aí já é outra história...
Melhoras para você e um lindo final que semana. Que as flores a recompensem pelo trabalho!
Beijo carinhoso.

amorartes disse...

Bom dia Regina aqui nas arvores velhas,se encontra muito,aqui perto de casa tem várias e chamamos de barba de pau,usada em artesanato.estou preparando um aniversário triplo,aqui em casa hoje acordei por volta das 6.00 da manhâ para preparar os docinhos a festa vai ser no domingo,é da Duane completou 4,Kiane 7,e Hian 9,todos com com dias de diferença,então faço dos três juntos,a briga é o bolo tenho que fazer três.Bjs Bom final de semana.

Marilza Gusmão disse...

Obrigada, Regina! São as horas sem sem dormir...

Tina disse...

As dores ficaram no corpo mais com certeza amente e o coração estão com cheirinho de terra molhada e beleza de flor brotando.
Bom descanso e um fds verdinho e alegre pra vc :)

Ana Maria disse...

oi Regina, amei a postagem, ficou show!!!!!
só aqui no Brasil ja vimos que tem 3 nomes e deve ter mais.
Sua foto também ficou lindíssima, tanto a barba qto as costela de adão eu acho, aquela tropical sob a árvore.
Cheguei da caminhada na praia agora, tá muito quente, não vai dar tainha neste findi, rs
o jardim acaba com a gente, umavez uma amifa falou que trabalha sempre que possivel sentada num banquinho mais baixo e comecei a fazer isso, o que poupa as peranas e coluna um pouco.

compartilhei no facebook,
bjus, obrigada e ótimo findi!

IsaMaria disse...

não conhecia. Mas as fotos são giras e parece ser uma planta. gira. Boa recuperação e bfsemana.

Andrea disse...

Olá, aqui conheço por Barba de Bode mesmo e é caríssima pra comprar nas Floras, o efeito é muito bonito!

Rosalie disse...

Wunderschöne Bilder von einer ganz urwüchsigen Vegetation.herrlich find ich solche "Urwälder"
Liebe Rosaliegrüße ∙∙♥♥∙∙

ADRYANA GONZAGA disse...

achei muito interessante esta planta não a conhecia. bom fim de semana bjs!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Mas cuidar do jardim é muito bom...e cansa tb! Quando termino aqui em casa, estou sem costas...sem lombar!
Já vi esta planta...super diferente!
Bjs e um lindo domingo de bons pensamentos!
CamomilaRosa

Tempo de Bordar disse...

Ah!...Que legal este post. Também conheço como barba de bode. Beijão,e bom descanso.
Maria Rita.

casa de fifia disse...

oi Regina
eu também não conhecia essa planta não,penso que talvez ela não cresça no nordeste,talvez seja de clima mais frio.
se existe eu nunca tinha visto.
BOM DOMINGO QUERIDA,


bacione

Tempo de Bordar disse...

Ah!...Que legal foi este post. Tb conheço como barba de bode! Beijão e bom descanso...
Maria Rita.

Ely Braga disse...

Lindas né? No jardim da casa dos meus pais em Minas habita essa beleza de planta. Parece que foi cortada de tanta perfeição em seus contornos....
Parabéns por cultivar "vida"em seu jardim...a natureza é uma dádiva e estar em seu contato enriquece a nossa alma. Amoo demais!!!
Bjos e considere-se abraçada pela sua conterrânea aqui!!!!
Ely

Luiza Mallmann disse...

Depois quero ver fotinhos desse jardim, que deve ficar lindão, né?

Vi o post da Ana Maria! Realmente essa planta é muito vista aqui no Brasil. Eu conhecia por barba de bode.

Beijos e ótimo findi!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

ps.: se não se inscreveu, não esqueça, tem sorteio lá no blog!

Batata Roxa disse...

Oi, Regina,
Conheço com "Barba de Velho", por sinal muito usada em artesanato.
Costume enfeitar as casinhas de passarinho com ela. Aqui no RJ, eu encontro fresquinha na CADEG, um mercado no bairro de São Cristovão. Quando secam ficam muito interessantes também!
Se eu fosse nesse lugar ficaria enlouquecida com tanta "Barba".
Bjs,
Mônica

Dani Lopes disse...

Nossa que linda ... tbm nao conhecia a barba , lindissima !

passa la no blog , vou adorar.
www.adoro-pin-up.blogspot.com

Maria Célia disse...

Ei Regina
Já vi esta planta por aqui, mas, confesso que desconhecia o nome.
Bom saber os nomes que ela tem de acordo com a região.
Belíssimas fotos da Ana Maria.
Bjo

maria olimpia alves de melo disse...

Vou pesquisar por aqui, Regina.

Ana Paula Gervason disse...

Regina querida!
É uma planta realmente linda, eu adoro! Lindas as fotos!
Cuidar do jardim é uma terapia, né?!
Participe do concurso: Mesa com Amor!!!

Bjss e um maravilhoso domingo!

http://toutlamour.blogspot.com.br/

Adda Ritzel disse...

Bom, seja barba de velho, de novo, de pirata, viking ou Noé, a danada da planta é realmente muito bonita. E o detalhe da orquídea-bambu ao lado deu um charme ainda maior. Bjão, mô bem!

Rosangela disse...



Sinceramente tb nunca vi por aqui, mas talvez agora a partir do seu post presto mais atenção...bem diferente mesmo!!

Depois mostra as fotos do seu jardim renovado viu!!

bjs

ONG ALERTA disse...

Adoro ficar no jardim, bom domingo!
Beijo Lisette.

Andréa Cabral de Oliveira disse...

Olá querida,
Que imagens lindas!!
Adorei a post dos bordados(não tenho visitado os blogs com frequência).

Beijo grande e boa semana
Andréa Cabral

ARTE DO TONINHO disse...

OI REGINA BOM DIA GOSTEI DAS FOTOS SAO DE LUGAR QUE MEXE COM ALMA DA GENTE UM ABRAÇO BOM DOMINGO

Angela disse...

If it exist in Pernambuco I have never seen. I have seen in Rio de Janeiro. It's so pretty! Hope the days are nice and warm in your area. It was so nice in here. I travelled a bit this weekend and did shopping for the wedding of my daughter. Have a great day and thank you for this beautiful post!

Maria Célia disse...

Regina,
Já vi a barba de velho sendo vendida nas barracas da feira livre. Acho que tem utilidade também na farmacologia, mas não sei o que ela cura. Mas, cura olhar que precisa do belo para se alegrar. Lindas as fotos! Beijoca, Maria Célia

Rita de Cássia disse...

É engraçado o modo de como passamos a apreciar as coisas de nosso país, quando estamos fora, quando abri essa pagina e vi a planta fiquei maravilhada, passei o seu endereço para uma amiga e ela disse-me que em nossa cidade havia dessa planta. Vou tentar observar tudo a minha volta, há muito de nosso país por esse mundão a fora.
Bejos e continuação de sucessos.

katita sou assim disse...

oi Re aqui eu conheço com barba de bode fica linda prausa em decoração Country fica muito linda não e mesmo, saudade viu !!!! ver se aparece bjs e boa semana.

Dani Lopes disse...

Que bom que gostou da decor do niver da mamy , as lembrancinhas são pa~es de mel que vinham com bilhetinhos da sorte ... criaçao minha , ja que trabalho projetando lembrancinhas ! bjs

www.adoro-pin-up.blogspot.com

e o atelier
www.atelierelegance.blogspot.com

Cris e Nai disse...

Regina, barba de velho aqui tem bastante é muito usado nos presépios, lembra muito minha infância, fico admirada de tu não conhecer em Minas. Depois nos mostra como ficou esse jardim maravilhoso. Beijos e ótima semana!

Mariacininha disse...

è tem bom cuidar de jardim, mesmo que depois a gente fique quebrada. Quando nascem as flores é uma alegria só. Eu moro em apto, mas tenho uma pequena sacada e coleciono lá uma pequena variedade de Hibisco. Como é generosa! Todos os dias tem flor.
Beijos, boa semana para você Regina

simplesmente....fascinante disse...

Bom dia Regina,
Aqui:8:40 manhã com sol tímido,céu azul e frio.
final de semana super corrido, filha do meio se casou no sábado. Cerimônia no cartório e almoço para a família, tudo simples, mas super gostoso e lindo.
Acho que essa eu não conhecia também, o efeito que dá é lindo, e certamente lembra uma barba, seja de quem for.
Remexer a terra, semear, podar....é um trabalho que cansa mas gratifica.Cansada mas feliz, nada que um anador não consiga resolver.
Bjão e que sua semana seja muito gostosa.
Mari

Adriana Balreira disse...

Vou fazer que nem vc, tive que vim aqui no seu blog para conhecer essa planta! kkkkkkk...Nunca tinha visto. Bom saber que aqui tem e agora vou tentar reparar se vejo.
Beijos
Adriana

Fê Dutra disse...

Olá Regina!!!
Minha história com a barba de velho teve início quando trabalhava no horto da Federal aqui de Niterói. Levei uma mudinha pra casa e ela se alastrou bem. Só que o rapaz que corta a grama, acha que é lixo e acaba jogando tudo fora. snif!
Essa estão lindas, pra chegar a esse volume ela demora. Essas devem ser bem antigas e mesmo assim, estão lindas.
Um beijo

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥