19 de fevereiro de 2012

Pequenos altares ♥ Miniature matchbox art

Há 10 anos atrás quando fui ao Brasil eu fiquei maravilhada com uma novidade que eu vi por todos os lugares que fui - caixas de fósforos transformadas em arte. Fiquei tão entusiasmada que me arrisquei a fazer essas duas inspiradas pelo que vi.

Ten years ago when I went to Brazil I was delighted with a new kind of craft people were making - matchboxes turned into art. I was so inspired by their beauty that I made these two.


Recentemente eu tenho visto caixas de fósforos transformadas em arte em blogs estrangeiros, mas com uma grande diferença do artesanato brasileiro. As caixas de fósforos brasileiras se transformaram em pequenos oratórios, e na minha opinião o brasileiro criou uma arte muito mais significativa e bonita. Pena que pouco se vê dessa arte hoje em dia.

Recently, I've been seeing this same kind of art in foreign blogs, but with a big difference from what I saw in Brazil at that time - you see, Brazilians are a very religious people, and because of that, the idea was focused more on religious themes thus these miniature shrines became very popular.

Essa caixa foi feita por Jane Schouten do blog ATLITW que criou a árvore de Natal mais original e bonita que eu já vi.
Essa foi feita por Margaret do blog Homemade City.

Essa encontrei no blog Origami Chicken

37 comments:

Lucia Luz disse...

Regina minha querida que maravilhosas as suas caixinhas!
Quanta perfeição, delicadeza!
Estou encantada. Parabéns!!!
Beijinhos

Lucia Luz

cafenoHut disse...

I like all of them.. It is so inspired...

Moro em um Kinder Ovo disse...

Amo oratórios mas sou meio "estabanada" para fazer coisinhas tão delicadas. Bjos e uma boa semana.

Carla Maciel disse...

Oi REgina!!! Em minha última visita a Ouro Preto - MG trouxe alguns destes altares lindos feitos de caixas de fósforos. Várias pessoas de minha família têm seu presente guardado até hoje!! Grande abraço (aqui estamos em total clima de descanso e carnaval, ô delícia!!!)!!!
www.arquitrecos.com

Valeria Marchello disse...

Olá Regina!!!
que coisa linda, imagino o trabalhão pra fazer esses detalhes num espaço tão pequeno...
Parabéns!! Tá lindo d+!!
bjkssss

Rai disse...

Regina, ficaram lindas as suas caixinhas, parabens pra vc e p/as outras artistas, trabalhos lindos mesmo.
Bjs,
Rai

Lucia Bara disse...

Parabéns Regina pelo trabalho encantador, ficaram lindas e muito singelas tuas caixinhas, as outras também são lindas e perfeitas.

beijos
www.cafeecetim.blogspot.com

Ivani disse...

Que encanto os seus oratórios!
Ficaram perfeitos.
Voce tem razão, essa arte de oratórios em caixinhas de fórforos, feita aqui no Brasil, é mesmo muito bonita.
Já tive oportunidade de ver em uma feira de artesanato aqui em Campinas, mas feitas por uma senhora mineira.
Lembro-me de ter ficado hipnotizada em frente à barraquinha dela.
Comprei um para mim mas minha cunhada insistiu tanto que dei a ela de presente.
Vou voltar lá para ver se a artesã ainda expõe.
Depois te conto!
Beijos, aqui está um calor de sauna!

Flavinha Gomes disse...

Lindos demais, Regina. Parabéns. bjus

Bárbara Nunes disse...

Oi Regina! Também adoro caixas de fósforo. Adorei! Um beijo

J'ai tout simplement disse...

Olá Regina! As primeiras imagens dos oratórios não parecem ter sido feitas com caixa de fósforos, foram bem feitas e ficaram bem originais.Gostei! Um bom inicio de semana para você. Abraço!

Feltia disse...

They look very delicated. I think it must be very difficult to make something so beautiful and so small.

IsaMaria disse...

Bom dia. São lindíssimos os trabalhos que por aqui divulga.

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Oi Rê!

Eu tb me apaixonei quando vi essas caixinhas por aqui! Eu amo miniaturas e fiquei apaixonada. Já vi algumas a venda por r$25,00!Achei caro e não comprei...sniff

A suas ficaram ótimas,vc realmente tem jeito pra coisa...rsrs

Sobre o post passado...Olha...assim como vc,eu tb fico boba ao rever meus desenhos da época do curso,cheguei até a desenhar o rosto do meu pai!! Contando ninguem acredita, ainda bem que tenho o desenho guardado para provar...rsrsr

Bjs

Luciana disse...

Oi Regina!

Adorei as fotos! Mas as caixinhas de fósforo ganharam meu coração! Gente, que coisa liiiinda!

Beijinhos

Lu

simplesmente....fascinante disse...

olá Regina,
aqui: 9:50 manhã meio nublada porém super quente.
São admiráveis essas pequenas caixas.
Com certeza precisam de mãos hábeis para manusear essas coisas minusculas. Lindas. Concordo que as do Brasil tem um valor agregado que transcende o trabalho.
parabéns a essas mãos.
mari

Baú da Dadá disse...

Adorei, menina!
Que coisinha mais delicada!!!!!
Beijocas mil e excelente semana!!!
Renata

brincando com linhas e tintas disse...

Ai,...eu adorei essas caixinhas de fosforos!! a gente usava antes as caixinhas p fazer as casinhas e montar as maquetes..era uma diversão, mas estas estão muito fofas...

Re, q abridor é esse! manda a foto p eu ver a diferença do abridor de latas normal...
Agora vou fazer umas latas mas baixas p o escritório, caneta aqui é mato...

Aquele selo, se vc gostar é p vc tb

Bjs

jeito simples disse...

Que coisa mais encantadora esses trabalhos. Muito criativo e original.
Obrigada pelos bons votos a Gabriel. A viagem foi tranquila e o maluco passou a noite jogando com a tripulação. Bem a cara dele...rsrsrs
Bjos salgados ( tears...)

SHEYLA - DMULHERES disse...

Regina, essas caixas, são verdadeiras obras de arte. Amei!!
Um bom carnaval, beijos
Sheyla.

Birula artes disse...

Caramba! Que coisa linda! Haja paciência! bjokas.

amorartes disse...

Que lindo Regina faz algum tempo estou guardando caixas de fósforo,só me faltava idéia.Um abraço.

Origami Chicken disse...

Thank you for featuring my Owl and the Pussycat Matchbox :) I made for a matchbox exhibition! The others are also very lovely :) Keep up the good work x
www.origamichicken.com

Rosana Sperotto disse...

Um encanto só tuas caixinhas, Regina! Como sou aficcionada por miniaturas, vejo tantas possibilidades nesses micro-universos. Deu vontade de inventar essa moda também. Beijão!

casa de fifia disse...

menina nunca tinha visto essa arte.
linda aquela com santa rita??
eu quando era peque na fazia casinhas com caixas de fósforos,como se fosse tijolos, eu colava tecido nelas,ficava um casinha toda coloridinha .
flor por ai se comemora o carnaval como no brasil?? ou é diferente ???
bom inicio de semana
baci

Sonica disse...

Regina, vc me fez lembrar da minha querida cunhada Haydée, que faleceu há anos, pintava naife em caixinhas de fósforo, uma belezura!
Lindas todas essas! Bjs

Rai disse...

Regina, obrigada pela visita. Realmente fica muito bonito, os espelhos coloquei em um painel, logo estarei postando.
Bjs,
Rai

Vânia Pinho disse...

Que coisa mais linda e delicada amiga! Quanta criatividade!

bjs

VÂNIA PINHO

Jussara Neves Rezende disse...

Regina,
que coisa mais linda! Eu não conhecia esse tipo de trabalho - tão delicado! Tanto os que vc fez quanto os outros, são perfeitos! Amo miniaturas e estou simplesmente encantada com a transformação das caixinhas!
Abraço!

Carol disse...

Mas que coisa mais linda e delicada!! eu tenho minha santinha aqui, bem pequena..acho que vou fazer um altarzinho pra ela! Amei!!

Super beijo

Carol
www.thenails.com.br

Batata Roxa disse...

Oi, Regina,

Faz muito calor no Rio de Janeiro! O Carnaval tomou conta das ruas!
Já vi vários trabalhos feitos com caixinhas de fósforo nas feiras Hippie de Ipanema e da Rua do Lavradio( na Lapa).
As suas estão primorosas! Parabéns pelo trabalho e pela paciência!
Bjs,
Mônica

Sandra Bugs disse...

Que indicações legais, Regina! Mas o mais lindo de tudo foram os teus oratórios!!! Ficaram muito criativos e bonitos, parabéns! Beijos, Sandra

Cris e Nai disse...

Regina adorei a ideia e vou aproveitar para dar uma cara nova pra caixinha onde a Nai colocou a santinha dela. Na verdade estava tentando encontrar um altarzinho de mdf, não encontrei, então o teu post me deu a solução. Beijos!!!

♥ Isabela ♥ disse...

Hola querida Regina

¡Tú eres una cajita de sorpresas!

Tus santuarios son very, very cute y las otras cajitas también me han gustado mucho.

Un besito (pequeñito también :D)

maria neusa guadalupe disse...

Que belezuras! Quanta arte e sensibilidade!Beijos encantados.

Aniele Pádua disse...

Que lindas as suas caixinhas! Cheias de detalhes e delicadezas!
Parabéns! Continue fazendo arte!
Bjos,
Ani

www.aninteriores.blogspot.com

Rita de Cassía disse...


Amei o blog!! Ideias lindas e criativas!!! Parabéns!!!

Pesquisas relacionadas a artesanato

artesanato passo a passo

Artesanato com tinta guache

Atividades desenhando com as mãos

Fantoches com pregador de roupas

Artesanato com pregador de roupa

Artesanato com cd usado

Artesanato com folhas secas

Artesanato com caixa de leite

Artesanato com rolo de papel higienico

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥