18 de outubro de 2011

Labirinto

Hoje em dia os brinquedos são tão sofisticados que muitas vezes para entender o funcionamento deles é necessário antes ler os manuais. Na minha infãncia os brinquedos eram simples, muitas vezes inventávamos nossos próprios brinquedos. Eu mesma gostava muito de brincar com botões, e com eles criei lindas estórias.
Quando vi esse labirinto, criado por Katie Steuernagle, voltei no tempo. 
Todo feito com materiais reciclados, esse jogo é simples, mas divertido. O objetivo é fazer com que a bolinha de gude saia do caminhão da fazenda passando pelo milharal e chegue no celeiro, mas há obstáculos que tem que ser evitados, como a poça de lama, e um laguinho. Tudo isso sem movimentar as peças com as mãos, equilibrando apenas a cartela. 
Esse projetinho é uma maneira divertida de dar chance a criança de criar seu próprio brinquendo e sua própria estória, reusando materiais que se encontram em casa. Um projetinho bacana para um dia chuvoso.


O caminhão é uma caixa de passas, e as rodas tampinhas de refrigerantes.

Tenha cuidado para evitar o lago com patos e poça de lama com um porquinho. Para fazer  esses obstáculos, basta cortar um buraco no fundo da caixa e colar um pedaço de cartolina na parte inferior para  cobrir os buracos.

Pompons para fazer as maçãs e as abóboras

O milho nada mais é do que cotonete pintado de amarelo

Passando pelo silo de grãos (um tubo de papel higiênico), chega-se no celeiro.

39 comments:

cafenoHut disse...

This is very nice.. When I was a child I made a scale model of the wind mill with burnt match sticks... And my teacher had given me a good grade...

✿ chica disse...

Simplesmente mágico e lindo...Aqui em casa Neno e Gui ainda fazem essas coisas... Mas é bem raro de ver , em geral...Adoro essa volta à simplicidade! beijos,chica

KINHA disse...

Olá Regina

Que ideia fantástica! Isto me lembra, quando eu era pequena e minha tia fazia pequenos móveis como: sofás, camas, enfim móveis miniaturas para minha mini casinha, e tudo com caixas de fáforo cobertas com lindos papéis florais.

Bjooooooooo.............
www.amigadamoda1.com

Nelce disse...

Muiiito bacana... Acho que minha bonequinha ia adorar brincar com isso.
bjo.

Débora disse...

Lindo, criativo...e o melhor...feito com materiais reciclados.
Bj

Rosana Remor disse...

REGINA,QUE IDEIA LINDA!!MEUS ALUNOS AMAM FAZER MAQUETES,VOU MOSTRAR PRA ELES!BJS!

Erika disse...

Simplismente CRIATIVO!
Amei!!!

Abraço, Erika!

simplesmente....fascinante disse...

Olá Regina,
aqui 13:22 o vento diminuiu um pouco,mas continua um friozinho fora de hora.
Sabe o que é mais gostoso do que a brincadeira? é fazer tudo isso, o tempo que leva, a criatividade que vai surgindo, as adaptações de materiais, o resultado que vamos tendo, e aí quando fica pronto a brincadeira perde um pouco da graça.
Lembro que quando brincavamos de casinha, perdíamos um tempão arrumando, quarto, sala e cozinha, puxa era uma delicia, e quando tudo estava pronto, a brincadeira em si durava pouco. Tempo bons....
bjão e uma ótima quarta.
mari

jeito simples disse...

Regina, depois de ressuscitar estou aqui para babar e lembrar de minha infância querida, da aurora de minha vida, que os tempos não trazem mais. Porém, todavia, contudo a Regina é capaz de trazer! Eu fazia várias bonecas de papelão e "n" roupas e acessórios, tipo, bolsas, sapatos, colares e tudo o mais que imaginação pudesse atentar. Obrigada por esta doce lembrança.
;))

RetroMomentos disse...

Fantástico! Essa é a palavra q descreve esse projeto. Parabéns à Katie Steuernagle! Bjuss

Fabiana Strehlow disse...

Lindo isso!
Amei cada detalhe!
Esta é uma ótima idéia para um projeto escolar!
Muito obrigada por compartilhar todas essas belezuras!

Abraços!!

Carla Maciel disse...

Regina, que delícia relembrar os tempos de criança!!! eu adorava fazer maquetes de cidades, de casas... fazia com cabos de vassoura, dominó, papelão, cartas de baralho...rsss com o que aparecesse pela frente!!!!kkk
Adorei o post!!! Grande abraço!!!
www.arquitrecos.com

Clau Labres disse...

Olá, querida...
Lindo! Adorei!
Exercita a criatividade esse tipo de coisa.
Beijinhos,
Clau

Izabel Biali disse...

Lindo! Regina,
Isto me tráz lembranças do tempo de criança.
A gente mesma inventava os brinquedos.
Muito criativo, encantador.
E mais interessante que muitas destas coisas iriam parar no lixo.
Transformando lixo em beleza.
Me apaixonei pelos patinhos, que fofura.
Beijo
Izabel

Beth Salvia disse...

Regina parabéns pela criação!
Vim te fazer um pedido sera que pode votar na cadeira transformada do blog da verô http://alemdaruaatelier.com.br/ ???
Bjs

ISABELA disse...

Olá, adorei a dica do dia...
Estou com um sorteio no meu bloguinho e espero sua visita...
http://belapinturas.blogspot.com/2011/10/sorteio-para-minhas-seguidoras.html
bjs e luz

Ellen Caliseo disse...

Que lindo..qta criatividade!!
Fantástico..adoreii!!
Querida..não sei se vc gosta mais tem selinho lá pra vc..
Bjão!!

Mona Gouvea disse...

Já sou louca para ser avó, mas não posso falar isto aqui,bjo

Luiza Mallmann disse...

Esse joguinho me fez lembrar de algo q eu adorava fazer quando criança: casinha em planta baixa (quase isso). Minha mãe revendia tecidos e tinha cartelas com mostruário de cada tecido e suas variações de cores e estampas. Depois que o tecido era todo vendido, as cartelas de mostruário sobravam! Minha mãe costurava almofadas com elas, fronhas, colchas, tapetinhos, etc.. mas sempre tinha alguma coisinha que ficava pra minha brincadeira. Com a tampa de uma caixa de camisa, eu fazia a planta baixa de um imóvel, com sala, cozinha, quarto, banheiro, etc.. os tecidinhos forravam caixinhas de fósforo, de remédio e pasta de dente que viravam sofá, tv, geladeira, armários, camas.. Depois de pronta a casinha, as fofoletes viravam as moradoras... :D
Beijos

Sandra Bugs disse...

Esse brinquedo é muito criativo e fofo também! Uma ideia sensacional para desenvolver com as crianças...Bem, confesso que eu também ia gostar de passar uma tarde montando uma coisa fofa e legal assim!!! Que achado precioso, Regina!
Beijos

Maria Luiza disse...

Regina
Ideia mais que positiva, trabalha com a criatividade, reutiliza materiais...adorei!
beijos

Margarida disse...

Adorei! Se mostro isso ao meu filho, acho que nos vamos viciar! Deve ser giríssimo fazer um projecto desses e vou registar. Beijo.

Maria Célia disse...

Oi Regina, tudo bem?
Muito interessante, criativo este brinquedo, incrível, adorei.
Muito obrigada pelo seu carinho comigo deixado lá no bloguinho.
Grande beijo.

Daniela disse...

Eu sempre gostei de maquetes!! quando era menina fazia cidades com tudo quanto é coisa, lembro que as ruas eu fazia com prendedor de roupas em volta...rss era bem legal minha mãe era boazinha deixava a gente brinca assim na sala..mas depois tinha que juntar tudo...rss

Ivani disse...

Querida Regina, vou falar da postagem anterior.
Fiquei enlouquecida com o pomar de maçãs! Que coisa linda! imagino o perfume, as cores maravilhosas.
Aquela bela mulher entre as frutas é você, não é? Mudou o cabelo?
Achei linda!
A feira para comprar morangas, ou abóboras, é tão diferente de tudo o que vemos por aqui. Muito linda sua postagem.
Estou tendo dificuldades em postar comentários, então estou atrasada.
Beijos amiga, boa semana por aí!

Jô Bibas disse...

Ui, ui, ui, que bonitinho!
E perguntei para a Marina. Não era a mesma fazenda, mas definitivamente vocês estavam perto colhendo maçãs!!
Adoro coincidências.
BJô

Tempo de Bordar disse...

Oi Regina! Quantas idéias lindas, vc me fez lembrar do meu tempo de criança...quando fazia bonequinhas com retalhos de tecido, joguinhos com tampinhas de garrafas...etc.
Estou entrando para o sorteio.
Beijos,
Maria Rita.

Evelyn V. disse...

Querida Regina.

Lindo amei a sua ideia, super criativa,estimula a criança a fazer a sua própria história.Parabéns.

Fique com a paz do Senhor Jesus.
Beijos.

http://www.acredite-emvoce.com/

Clau Labres disse...

Olá, querida...

Tem selinho para você lá no blog!
Beijinhos,
Clau

Ines Wiltshire disse...

Muito legal. E as crianças também podem participar na montagem e execução do brinquedo. Genial !!
Bj...Bj
http://artemadeiraevida.blogspot.com

Iolanda Lopes - Verdades e Carinho de Mãe disse...

Muito criativo. E o mais importante, mostra que com materiais do dia a dia, que muitas vezes vão para o lixo, se pode criar algo assim, bem bacana.
Vamos te seguir lá do verdadesdemae.blogspot.com

Sueli disse...

Regina, bom dia!

Infelizmente nossos filhos e as crianças de hj em dia nem sabem o que é isso.

Linda esta maquete, vou mostrar para a minha filha srsrsrs

Bjs e um dia de bençãos!!

Coisas de Melissa disse...

Oi Regina, respondendo a sua visitinha carinhosa em meu blog, a gravidez está indo tudo bem, pena que ainda não sei o sexo do bebê, porque ainda estou de 3 meses e meio... mas logo saberei rsss. adorei o post, eu adoro esta idéia de reciclar e educar junto, qdo meu bebê tiver idade pra fazer esses brinquedos eu irei estimular mesmo, e tirar essa loucura de tecnologia que nos assombra cada vez mais rsss, bjs da Mel

Leila Sassaki disse...

Que legal esses brinquedinhos! Amei a lagoa com patinhos dentro, muito fofo! Beijos!!!!

Myrian disse...

Muito boa a idéia.
Executar um projeto junto aos filhos é lembrança que eles levarão por toda a vida.
Eu me lembro de meus pais me ajudando a armar os brinquedos de papel que vinham em uma revista infantil do "meu tempo"... (hehehe)
Quanto ao James Taylor, não sei se matou Norma de inveja, mas a mim matou sim!!!!!
Beijos.

GIL disse...

Que idéia boa para fazer com meus netos......bjks....Gil

Sueli disse...

Querida, amei o comentário no blog, realmente temos que os dois, a modernidade e a pureza e simplicidade de antigamente rsrsrsrs

Eu já estou participando do sorteio, obrigada pela indicação.

Bjs e tenha uma excelente tarde!!

Leslie disse...

This model is incredible!

Graciane Ivanow disse...

Regina, que delícia de postagem!
Eu também me lembro muito dos meus brinquedos feitos de reciclagem, a escola que eu estudava nos incentivava a criar brinquedos assim, era muito gostoso. E, realmente, os brinquedos de hoje em dia não dão espaço para que as crianças usem a criatividade, mexam o corpo e sempre que preciso comprar um brinquedo para presentear não sei o que compro, pois, além de ter a sensação de que as crianças de hoje em dia já tem quase tudo, parece que os brinquedos são todos iguais!
O que eu faço é buscar por brinquedos e jogos da minha infância, que estão sendo relançados.
Adorei sua dica, vou tentar fazer parecido nas férias escolares, será um projetinho para a lista de coisas a fazer com minha filha nas férias, rs.
Beijocas!

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥