1 de setembro de 2011

Infantil, mágico, lúdico

Não tenho nenhuma formação acadêmica em artes, mas tenho minha opinião a respeito (é claro, já viu ariana não ter opinião a respeito de alguma coisa?). Considero arte como uma maneira de se expressar criativamente, e essa expressão  criativa  pode assumir diferente formas, seja corporal, gráfica/plástica, verbal. E nesse sentido toda atividade humana pode ser vista sob uma perspectiva artística. A arte de costura, a arte de fazer crochê, arte de fazer lindos embrulhos, arte de se falar em público. Não vejo arte como algo limitado ao belo, ao bem feito, pois isso implica em juízo de valor. Podemos aceitar ou rejeitar obras de Picasso, de Dali, ou da nossa vizinha, mas se rejeitamos isso não implica que eles não se expressaram artisticamente.

Gosto muito de arte que de alguma maneira me lembre arte infantil. Em inglês existe uma palavra com a qual me identifico muito quando quero expressar esse sentimento - whimsical; que traduzo como infantil, mágico, lúdico. Infelizmente, não consigo lembrar de uma palavra em português que expresse o mesmo sentimento que essa palavra me dá. 
Uma pequena amostra de artistas que me fazem sorrir, e que me inspiram a vontade de criar, sempre.

Minha sempre musa inspiradora - MariaCininha







36 comments:

Tina disse...

Simplesmente encantador.

Ariana sem opinião é como futebol sem bola.

Eu era gerente de uma loja que tinha uma filial, na primeira reunião das duas lojas juntas só eu falava, ai o dono da loja disse: "Cristina vc é gerente da matriz, da filial ou se mete em tudo?"
Opção nº 3 é claro...isso virou graça td tempo que trabalhei lá...dou risada até hoje qd lembro.

:)

Beijos lúdicos, mágicos, encantados pra vc

KINHA disse...

Olá Regina

Gostei de todas e Ingrid e Irene não conhecia, mas a nossa amiga comum Cininha é a minha favorita.

Bjoooooooooo.................
http://amigadamoda.blogspot.com

Márcia disse...

Que lindas essas artes, delicadas!!! Adoro. Tudo de bom!!!

Cantinho do Fuxico disse...

Bom dia Regina!
Realmente muito inspiradoras! Tem muita coisa linda por aí, obrigado por compartilhar conosco.
Beijos!
Lu!

Coisas da Vida disse...

Como também sou uma ariana, não poderia deixar de dar minha opinião,simples porem sincera.
Amo arte!
E estou simplesmente apaixonada pelo seu blog!
Beijos!

Sara Alencar disse...

adoro suas dicas de ilustradores, me dá muita inspiração e vontade de criar!
Bjs

Má! disse...

Ola, adorei o blog!
Amo arte, é inspiradora!
Bjo Bjo

FLAVIA CRISTINA C. disse...

NOSSA AMEI TODOS! SÃO FOFOS. BEIJOCAS...

Glória Maria - Fadinha disse...

Os trabalhos são lindos mesmo. Um encanto. Parecem arte para criança mas cativam os adultos. Bj

Marcia Gullo disse...

Eu adorei todas e também sou fã da MariaCininha, adoro seus projetos.
Beijinhos.

Marcia Gullo
www.blogdagullo.blogspot.com
www.pecadosdagullo.blogspot.com

CÖ SER disse...

el arte esta en todo...nuestro mundo es un arte de creacion, hasta los dibujos de mi pequena niña....siempre hay algo que nos inspira...lindas fotos y buen post...
cariños
carolyn

Carol disse...

Delicadeza e alegria em casa ilustração.
Uma semana tranquila e feliz para você e seu B.
Beijos

cri-cri disse...

I like the works ... and I have one of Ingrid ;-)

Iranilde Brissant disse...

Olá Regina, que bom que tudo voltou ao normal.Ótimo que o transtorno foi de menos.
Fiz uma visita em "bloco" aproveitei para ver os posts dos últimos dias que não tinha visto.
Corcordo com o que você escreveu sobre o gostar ou não de determinada arte, as vezes as pessoas querem nos impor suas opiniões e nos acham, até ignorantes se não concordamos com elas.
Toda arte tem o seu lugar, independente de ser acadêmica ou popular.
bjs

Bela disse...

Lindo!!!! Talentosas mãozinhas!!
Beijos!!
Bela

Gi Guerreiro disse...

Adorooooroooo!!!
Amiga, vc me perguntou se estou participando do sorteio, sabe que eu não sei!! Veja aí para mim, se puder! Bjk

Ana Paula Gervason disse...

Que arte bela! Super inspirações!

Bjss Regina querida e uma maravilhosa quinta!

http://toutlamour.blogspot.com

Maria Luiza disse...

Regina
Eu amo arte em geral!
Parabéns pela postagem, as imagens são realmente inspiradoras!
Beijos

Ivani disse...

Olá...acho que a palavra é mágico mesmo. Isso é pura poesia.
São lindos esses desenhos, você está coberta de razão.
Que bom que tudo acabou bem por aí.
Danos materiais a gente resolve rapidinho.
Estávamos mesmo preocupados por aqui, afinal, esses furacões não são nada engraçados.
Obrigada pelas suas visitas lá no blog, fico sempre feliz.
Beijos, boa tarde.

Angela disse...

Lindos!!! Adoro os trabalhos da Cininha. Sao tao sensíveis e delicados.
Beijos.

Enilde disse...

Regina adorei esta postagem. Nos remete á bondade, a sinceridade, amizade, a infância nossa qdo achávamos que todo munto era bom, inclusive Papai Noel.......

Marion disse...

Oi, Regina! Que bom te ver de volta!!! Esses desenhos, colagens, artes que lembram a infância são fofas mesmo. Lembrei da Sandra (Bugstudium) quando vi estes - o blog dela ainda não tem muitos dos desenhos dela, mas desde criança ela já desenhava - e sempre com essa expressão infantil, linda, serena, delicada!
Acabei de lançar um sorteio lá no blog! Fica o convite para participar - e só comentar nesse POST. Abs. Marion

Saron disse...

Sou apaixonada por ilustrações, a da Irena Sophie me encantaram!!!
Regina muitissimo obrigada pelo carinho deixado lá no bloguito.Tb amo vim ate aqui.As vezes fico em falta, questão de falta de tempo, sabé?Mas quando tenho um tempinho venho aqui buscar algumas inspirações...
Bjos

c r i s disse...

Achei ótima tua observação sobre expressividade, arte e criatividade. Acho que as pessoas costumam confundir algumas coisinhas como inspirar e copiar, se isto é arte e aquilo não é...concordo com você, tudo é expressão. Acho que arte é isso, despertar um algo, bom ou ruim...neste caso só coisas boas, a Irena Sophia, eu já conhecia e as outras adorei conhecer, lindas inspirações!! Bjo querida!!

Cris e Nai disse...

Adorei conhecer estas expressões de arte cada uma com sua particularidade tem seu encanto. Bjs! Cris!

Perfeita Ordem disse...

Todas elas fazem bem à nossa alma e isso é o que mais importa,não é mesmo?
Lindas demais!
Beijos e uma abençoada sexta-feira minha amiga!

Mariacininha disse...

Ah, muito obrigado Regina, por mais uma vez aparecer no seu blog. OBRIGADO.
Ando meio ocupada e tenho tido pouco tempo de publicar e passar nos blogs das amigas.
Aproveito e agradeço também a todos os comentários acima.
Pelo que vi nos seus comentários você teve problema com o furação, mas fico feliz que esteja bem. Por aqui hoje está muito frio.
Beijos querida mais uma vez obrigado.
Mariacininha

raquel pedruzzi disse...

Oi Regina!
Vindo do blog da Marion para conhecer o seu, já me identifiquei com as expressões artísticas inspiradoras!
Me surpreendi ao ver no seu perfil que mora em Connecticut, pois uma grande amiga minha, também mineira, morou numa fazenda aí por 15 anos. Hoje ela já voltou para o Brasil, mas tem muitas boas lembranças do tempo em que viveu neste lugar! De vez em quando ela vai para cuidar da casa que ficou fechada e passa uns 15 dias para cuidar dela e de outros compromissos.
Apareça no meu cantinho para uma visita quando quiser, e ficarei muito feliz!
Bjssss

simplesmente....fascinante disse...

Bom dia Regina
Aqui 9:39 manhã super fria.
Me identifico com as duas primeiras, acho esses trabalhos lindíssimos, e tenho vontade de realizá-los,mas estou longe de conseguir efeitos tão delicados e bonitos.Parabéns a todos esses artistas que nos presenteiam com essas lindezas.
bjão e uma linda sexta
Mari

Καλλιόπη . . . disse...

Infantil, mágico, lúdico e lindo!! ^^

jeito simples disse...

Regina querida,
Como é gostosa a sensação de comungar pensamentos e gostos.
A arte ingênua é mesmo encantadora.
=)
Os trabalhos que vc nos apresenta aqui dispensam adjetivos.

Os Bugs disse...

Regina!!!! Tenho muita coisa para comentar!!! Primeiro! Adoramos tua visita e comentário no nosso blog! Ficamos curiosos para ver trabalhos do teu marido, nós admiramos muito o trabalho em marcenaria! Quanto às nossas criações. Em um primeiro momento ela é manual! Nossos desenhos são feitos primeiramente à mão livre, papel, lápis e imaginação. Depois eles são trabalhados em programas próprios de desenho técnico e enviados para serem produzidos pela fábrica,no caso, a Kleiner Schein. Os recortes são feitos a laser,os torneados, a montagem, e a pintura tem partes industriais e partes manuais. Em algumas peças tem detalhes esculpidos que são feitos manualmente...

Os Bugs disse...

Fiquei fascinada quando li teu post hoje! O que pensas sobre a questão da arte e da expressão artística tem muito a ver com o que penso!!! E colocaste tudo de uma forma tão clara e simples de entender, muito embora esse seja um assunto que gera muitas discussões em aulas de arte! Tá... e daí tu explicas o que é whimsical! Uma palavra que eu há muito tempo tentava adivinhar o significado! Achei o máximo! Daí vieram as imagens, bem do tipo de trabalhos/desenhos que gosto! E nos comentários, a Marion comenta justamente sobre a minha ligação com esse tipo de expressão! Me senti sintonizada!!!! E essa sensação de sintonia, é muito legal!Tudo isso pode ser resumido em: adorei esse post! Parabéns!
Que tenhas um ótimo final de semana, aliás que todos nessa região possam ter momentos restauradores depois do que passaram! Beijos, Sandra

Regina disse...

Olá Regina, tudo bem com voce?

Que lindos trabalhos, adorei.

São todos muito delicados e sensíveis ao nosso olhar.

um beijo carinhoso

Regina Célia

Silvia disse...

Belas palavras. Lindo post.

Andreza Nazareth disse...

Que coisa linda!!! Bjos!
http://artistacasada.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥