24 de fevereiro de 2011

Tempo de renovar, renascer, recomeçar

Ainda é cedo, eu sei, mas como a Susi e a Jud eu não pude resistir a tentação de começar minhas postagens de Páscoa.
Aqui Páscoa coincide com a Primavera. Tempo de renovar, renascer, recomeçar. A Primavera já está no ar, e portanto a Páscoa, com suas cores pastéis,  também.



                                                      PAP pra essa cesta florida aqui.




Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

29 comments:

Jud disse...

Olá querida,
Seus garimpos de páscoa estão muito inspiradores, adorei!
Que pena, as fotos perdidas.
Beijos,
jud-artes.

arquitetura do imóvel disse...

Regina, passei para dizer um olá.
Uma graça as imagens!
Por aqui a Páscoa sempre é um pouco estranha: chocolates derretendo no calorão.
Bjos e bom dia.Sílvia

GIL disse...

Regina, este ovo com florzinhas é demais....dá pra fazer....gostei de entender a Páscoa....bjks...Gil

deise CRAFTS... disse...

Oi querida!
Que linda postagem de páscoa, cores maravilhosas!
Infelizmente minha coluna anda me dando um baile, sabe como é tinha dores mas fui deixando, afinal pensava: "quem não tem dores na coluna!", aí quando fui ver descobri que o problema é um pouco mais sério do que pensava, mas encontrei um médico maravilhoso o que é coisa rara hoje em dia e estou me tratando direitinho!
Obrigada por perguntar!
Beijos!

Susi disse...

Regina, que bom ver vc engrossando a fila com as inspiraçoes de
Páscoa. Eu até que me segurando. Lindas imagens!
bj

Mirella Cruciani disse...

Olá, Regina.
As imagens estão um encanto, amei!
Bjos

Alessandra disse...

Lindo!Lindo!Seu blog,já estou te seguindo!
também vou postar umas fotos de arco-íris,aqui no Rio Grande do Sul,vamos ver se é parecido com o daí!Hehe.
Se quiser me visitar ficarei feliz!
Abraço

Betty Gaeta disse...

OI Regina,
Amei sua postagem de Páscoa.
Eu não sou blogueira profissional! Sou advogada e publicitária (fiz duas faculdades) Trabalho na Secretaria do Trabalho (sou advogada trabalhista) e estou afastada de publicidade. Eu adoraria me profissionalizar como blogueira, e conheço uma profissional, a Celina do "Luxos e Luxos", muito minha amiga por sinal.
Sucesso ... é o blog está sendo bem sucedido, mas como diria Ricardo Amaral, é "sucesso sem êxito", pois nunca ganhei nada com o blog, pelo contrário, eu gasto com ele.
:)))
Mas adoro blogar...
Bjkas e uma quinta-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Ale Quejinho disse...

Ola, que pena que perdeu suas fotos...eu tenho medo de perder, entao criei um metodo, todo final de mes faco duas copias em dvd das fotos dawuele mes e esta dando certo...a maquina fica vazia e o computador tambem e ainda tenho um dvd e uma copia pra garantir. Mas tem que se disciplinar pra nao esquecer...
Ale

Cucchiaio pieno disse...

Oi querida
Nao sabia sobre a data da páscoa!
Que belas fotos.
Um abraço
Léia

Casa Decorada disse...

Olá , que sonho de blog o seu! Demorei a chegar mas agora estarei sempre por aqui e quando tiver um tempinho venha tomar um café lá em CASA comigo!
Abraço
Valéria

Andrea Guim disse...

Oi, Regina!!!

Toda vez que venho aqui fico tão encantada com as coisas lindas que você posta que acabo esquecendo de comentar...
Tenho adorado suas visitas e coments no BlogArte!!! Brigadaaaaa!!!
Beijins e um cadinho de clor carioca pr'ocê!!!

Casa Decorada disse...

Regina obrigada pela visita e achei que eu ja estava te seguindo e só agora ví que nao....
Mas agora já estou e voltarei mais e vc tambem apareça sempre!

Graciane Ivanow disse...

Olá, Regina! Que bom que vc ficou esperando minha volta, eu estava aflita achando que não conseguiria postar mais, achei que fosse meu PC mas não era, tentei de outros e nenhum abria minha caixa de postagem, mas finalmente o blogger resolveu voltar ao normal. E com isso fiquei chateada e acabei ficando um pouco fora da blogosfera, mas agora vou tirar o atraso, tá?
Adoro a páscoa, não só pelos chocolates que eu amo tanto, mas por esse estado de renovação que a época transmite. Não tenho o costume de decorar a casa para a páscoa, mas estou pensando em fazer minhas próprias cestinhas de ovinhos para presentear algumas pessoas queridas, afinal, fica bem mais barato fazer em casa do que comprar ovos industrializados, aqui é muito caro, principalmente os com temas infantis recheados com brinquedos que as crianças adoram...
Ah, adorei os cantinhos da sua casa do post anterior.
Beijocas.

Daniela disse...

Humm gostei de saber!!!!

E esses ovinhos estão lindinhos né!!!
boa noite!!!
Daniela
http://pedacinhosdemim-daniela.blogspot.com/

Viviane disse...

Oi Regina,
que lindas essas cestas e embalagens para páscoa! E legal vc contar sobre essa variação da data, eu não sabia!
Beijos!!!

Lucinha Cullen's Garden and Cia disse...

Regina,

As cores são lindas e as imagens são de muito bom gosto.
Passa tão rápido, temos que nos preparar. Ainda bem que vocês estão inspiradíssimas e postando essas maravihas, cedo. Assim, vamos nos inspirando.rs
Obrigada pela retribuição da visita e comentários. S
Sabe, Regina não me sinto mais só, cada dia que passa, conheço mais pessoas maravilhosas na blogsfera. Você é uma delas.
Voltarei muitas vezes, tem muita coisa bacana por aqui.
Beijos

simplesmente....fascinante disse...

olá Regina.
Blog também é cultura. Adorei as imagens e toda essa cor pastel...
bjão
mari



Ps: Quase ia esquecendo: a fruta do blog é a Pitaia, originária do México, e é uma fruta de uma variedade de cactos. Achei ela mais vistosa que saborosa. Mas não deixa de ser gostosa.

paola disse...

Hi Regina! Thank you for visiting my blog! I also love your blog, so full of colour!
Love from Italy
paola

Fran disse...

Oi querida, adorei o teu blog, já estou seguindo, passa lá no meu mundinho tb.
Beijos

Julie Hendriks disse...

Hi Regina,

Thank's for your kind comment on my blog! Your blog looks good, like the easter egg pictures :-)
Take care, Julie

Anunciando e Reciclando disse...

Oi Regina. Muito obrigada pelos cumprimentos. Nossa, quantas coisas lindas de Páscoa você tem aqui!

Bjs!!!

Claudia Paiva (Anunciando e Reciclando)
http://vendertrocar.blogspot.com

Saron disse...

Oi Regina, pascoa é tudo de bom!!!Particularmente adoro chocolate.Então todo chocolatra é a favor da Pascoa.
Que lindas essas cestas.Adorei a combinações das cores trazendo suavidade e delicadez.Bjos

bikim disse...

adorei!!!!!!!!!!!!!!!
mesmo!!!!!!!!!!!
tão lindos Regina!
acho que vou aproveitar algumas ideias para a minha casa!!!!!!!!!!!
obrigada!
Bom wk,
Rosa

Ana Maria Braga disse...

Adorei as cores do seu post da Pácoa. Cores clarinhas, bem ternas. Gosto muito.
Perder fotos....acho que já aconteceu com muitas pessoas. Comigo foram bem mais quantidade. Fotos de viagens e outras, que lamenteo muito.
Aproveito para te desejar um ótimo final de semana. Bjs

Anunciando e Reciclando disse...

Oi Regina!

Muito obrigada pelos cumprimentos pelo selinho recebido!

Olha, eu assino a newsletter de um site que manda links para pedir amostras grátis, mas estas amostras são entregues apenas para endereços dos Estados Unidos. Eu já peço no endereço de uma amiga, e quando eu compro coisas dela, ela me manda algumas. Então, só quero abençoar você, repassando o site para você se inscrever caso haja interesse de sua parte. São amostras grátis de vários produtos, você sabe que aí nos Estados Unidos as empresas investem nesta política de promoção para que as pessoas testem os produtos e possam vir a ser consumidores. Então, se quiser, se você tiver interesse, pode me escrever que eu mando para você o site.

Bjs!!!

Claudia Paiva (Anunciando e Reciclando)
http://vendertrocar.blogspot.com

Meu email é claudialpaiva@hotmail.com

Bela disse...

Regina, que imagens lindas!!!! Adorei!! Os ovos florais estão lindos!!!
Chegamos em nosso destino.
Logo escrevo!!
Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bela

Marion disse...

Eu tb tô aqui, pronta para postar as coisas de Páscoa. Me animei total agora! E achei ótimo incluíres a explicação das datas... Ah, e já tá tudo seco por aqui...

Zi disse...

Imagens inspiradoras que nos preparam para o bom da vida. Momentos de reflexão e renovação!
O Bicudo fica em Carmópolis de Minas, terra natal de meu pai. Beijos Zí

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥