22 de janeiro de 2011

Frida Kahlo

Frida Kahlo  nasceu no México em 1907 e faleceu em 1954. Filha de pai alemão e mãe mexicana. Sua arte por vezes tem sido caracterizada como arte naïf ou arte popular, ou  também descrita como surrealista. No México seu trabalho é celebrado como representante da tradição nacional e indígena.A vida dela foi uma autêntica novela Mexicana...tragédias e mais tragédias. Kahlo sofreu problemas de saúde ao longo da vida, muitos dos quais surgiram a partir de um acidente de trânsito em sua adolescência. Esses problemas são refletidos em suas obras, das quais mais da metade são auto-retratos. Kahlo uma vez disse: "Eu pinto eu mesma  porque sou o assunto que eu melhor conheço." 

Existe hoje um espécie de culto feminino à imagem de Frida Kahlo. Acredito que isso é devido ao modo como viveu,  livremente - a free spirit. Frida viveu fora dos padrões femininos estabelecidos pela sociedade da época - teve dois casamentos tempestuosos com o mesmo homem , o famoso artista/muralista mexicano Diego Rivera, vivia abertamente a sua bissexualidade, tinha orgulho dos pêlos faciais que tinha (bigode e sobrancelhas), tanto que em seus auto-retratos eles são bem pronunciados. 


Colagem por  Noelle Horsfield


Mixed-Media por Andrea Guim

12 comments:

Bela disse...

Regina, preciso lhe confessar que de todos seus posts que vi este é meu favorito! Puxa! Gosto demais de ler e já li muitas coisas sobre Frida Kahlo. Gosto dela, indeed!
"Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?"
Adorei minha visita aqui!
Beijos e um lindo domingo!!! Bela

Graciane Ivanow disse...

Olá!
Obrigada pela visita! Adorei seu recadinho, uma blogueira sempre adora recadinhos, não é mesmo? rs
Ah, mas mesmo que a Dieta Coletiva esteja entrando na 4ª semana vc ainda pode participar, é só começar! Tem um blog específico para as participantes trocarem dicas e darem forças umas às outras.
PS. Posso te dar uma dica pra facilitar na hora das suas leitoras deixarem comentários aqui? Tire a verificação de palavras! Não serve para nada e muita gente deixa de comentar pra não perder tempo.
Beijocas!

Márcia Basílio disse...

Regina,
Sou grande admiradora da arte de Frida Kahlo e sua trajetória por este mundo é uma lição de vida.
A versão Frida da Andrea Guim é minha, eu a adquiri e ela agora reside em meu quarto, não é um luxo??? Aliás, tenho outros trabalhos de Andrea, de quem tenho o previlégio de ser amiga e admiro também sua arte. Atualmente ela está me ensinando a técnica de altered book, ótima mestre também.
Bjs e um domingo bem bacana para vc,

maria neusa guadalupe disse...

Regina: sou apaixonada por essa artista mexicana:coleciono fotos,dvd,diário...as colagens que vc postou estão perfeitas....beijos tietesdefrida

daniart disse...

CULTURA PURA HEIM!!!!!!
BJINHOSSSSSSS!!!!!!

msgteresa disse...

Regina!
Que delícia ler este teu post sobre a Frida Kahlo...Muito bom mesmo.Sem dúvida, a arte diferenciada e a trajetória de vida dessa grande artista,nos leva à um ser humano autêntico, que viveu conforme a plenitude de sua alma , mesmo que fora dos padrãos de sua época. Frida vai ser sempre uma lenda impressionante, marcada pelo signo da autencidade.
Parabéns pelo belo e inspirador post!
Um abraço carinhoso pra ti!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")

Nina Dias disse...

oi Regina. Gosto do colorido que é Frida, sua forma de viver, sem deixar que opiniões alheias inferissem em sua vida! São raras essas mulheres... beijos NIna

Mariacininha disse...

Adorei este post.
Beijos
Mariacininha

Sonia de Sá disse...

REGINA,
FRIDA FOI UM PESSOA ALÉM DO SEU TEMPO.
ESTE POST FOI UM PRESENTE.
um bj
SONIA DE SÁ
quartosdebebebysoniadesa.blogspot.
com

maria olimpia alves de melo disse...

Acho a Frida fantástica!!!

maria olimpia alves de melo disse...

Acho a Frida Fantástica.

Fê Dutra disse...

Adoro a Frida e seus auto-retratos.

Postar um comentário

Adoro quando você deixa um retalinho na minha casa. Obrigada ♥♥♥♥♥♥♥